• 27 a 29
    de março de 2019

  • Hotel Monte Real Resort - Águas de Lindóia - SP

Rodas de conversa

Rodas de Conversa – Dialogando com a Mostra

As Rodas de Conversa – Dialogando com a Mostra são organizadas baseadas nas temáticas inscritas na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.

Haverá uma seleção prévia dos trabalhos inscritos, anterior ao Congresso, pelos Avaliadores Externos da Mostra. Os autores dos trabalhos selecionados serão comunicados pela Comissão Organizadora da Mostra, por e-mail, em tempo hábil, para que possam se preparar para a apresentação oral. É necessária a presença de pelo menos um autor na Roda de Conversa sobre o tema.

Temas

1- Atenção Básica: Organização, avaliação, monitoramento e qualificação da Atenção Básica; relatos de experiências sobre processo de trabalho em equipe, acolhimento, territorialização e cadastramento, atenção às condições crônicas, NASF, consultório na rua, implantação do PEC e-SUS AB, ordenamento da rede de saúde e da coordenação do cuidado; experiências de integração com outras áreas da saúde e outros.

2- Assistência Farmacêutica: Organização da Assistência Farmacêutica no município; Assistência Farmacêutica na Atenção Básica e integração do trabalho de farmacêutico com equipe da AB. Experiências de elaboração e implantação da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME), bem como organização da Comissão de Farmácia e Terapêutica. Qualificação e estrutura/Qualifar. Alimentação da base nacional de dados da assistência farmacêutica. Educação Permanente sobre Assistência Farmacêutica vinculada à Atenção Básica, experiência de implantação de dispositivos para incentivar Uso Racional de Medicamentos, gestão da Clínica, uso racional de medicamentos e outros.

3- Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente: Experiências de discussão dos processos de trabalho na organização do cuidado nos serviços de saúde e na gestão. Relatos sobre experiências em Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente; Telessaúde e discussão e implantação do COAPES e outros.

4- Gestão em Saúde e Inovação Tecnológica: Planejamento em saúde e instrumentos de planejamento do SUS. Estratégias de diagnóstico e governança, participação na Comissão Intergestores Regionais (CIR) e processos decisórios; ofertas de serviços e resolutividade regional, pactuações e definição das portas de entradas, fluxos e referências Atenção Básica como ordenadora da rede; programação e acompanhamento das ações e serviços de saúde no território e na região. Planejamento e Gestão de recursos financeiros, implantação de Colegiado de Gestão. Experiências de implantação de rede temática: Cegonha; RUE; Pessoa com Deficiência; Judicialização e outros.

5- Promoção em Saúde e práticas Integrativas e Complementares: Estratégias intersetoriais; ações articuladas de intervenção nas situações de agravos; envolvimento da comunidade; parcerias; práticas voltadas à promoção da equidade e garantia de acesso à saúde de grupos excluídos (populações em situação de rua, negra, quilombolas, indígenas, LGBT etc.). Relato de experiências com práticas eficazes e seguras, com ênfase na escuta, no vínculo e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade – homeopatia, plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica, dança circular, liang gong, taichi chuan e outros.

6- Participação Social: relatos sobre experiências de organização e funcionamento de Conselhos e Conferências de Saúde; estímulo ao protagonismo e mobilização de lideranças e movimentos sociais e/ou envolvimento da comunidade nas discussões da saúde ou em defesa do SUS; experiências em Educação Popular em Saúde; organização de mecanismos de participação direta da sociedade como ouvidorias, audiências e consultas públicas e orçamento participativo na saúde.

7- Regulação e Redes de Atenção em Saúde: Acompanhamento e avaliação sobre as ações finais da atenção à saúde: qualidade, humanização, resolubilidade e satisfação do usuário. Contratualização, controle e avaliação: Monitoramento e fiscalização, processamento das informações para pagamento, cadastro dos estabelecimentos de saúde e profissionais, autorização internações e apoio diagnóstico, etc. Experiências de Regulação do acesso e resolutividade da Atenção Básica. Organização do Cuidado: relatos sobre ações de organização da demanda, ordenação da atenção especializada e ambulatórios de especialidades, ações articuladas de atenção e integralidade Atenção Básica como ordenadora do cuidado, implantação de linhas de cuidado.

8- Saúde Mental: Organização de Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), processo de desinstitucionalização de moradores de hospitais psiquiátricos, matriciamento em saúde mental, implantação de Serviço Residêncial Terapêutico (SRT), articulação dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) com Atenção Básica e (Nucleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), articulação dos hospitais com leitos de saúde mental com CAPS, manejo clínico de urgências em saúde mental, experiências de prevenção de uso abusivo de álcool e outras drogas, implantação de unidades de acolhimento, programas de redução de danos, dentre outros.

9- Vigilância em Saúde: Experiências em Vigilância em Saúde relacionadas à Integração das Vigilâncias, integração das Vigilâncias com outras áreas ou setores da saúde, Intersetorialidade, parcerias ou ações com setores da sociedade ou comunidade. Desenvolvimento de novas tecnologias, inovação no processo de gestão. Elaboração e aplicação de plano de contingência. Experiências na organização, avaliação, monitoramento e qualificação das ações em Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador e outros.

DIAMANTE

  • Patrocinadores
  • Patrocinadores
  • Patrocinadores

OURO

  • Patrocinadores
  • Patrocinadores

PRATA

  • Patrocinadores

BRONZE

  • Patrocinadores
  • Patrocinadores
  • Patrocinadores
  • Patrocinadores

Realização

Realização
Realização

Organização e Hospedagem

Organização e Hospedagem