"Democracia: Em defesa do SUS;
Nenhum direito a menos!"

Apresentação

Mensagem do Presidente COSEMS/SP



Caros Amigos,

 

Entre 22 e 24 de março de 2017 realizaremos nosso 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, na cidade de Santos, que além de berço da história de nosso estado e da impressionante beleza de suas paisagens, tem também importância histórica na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi Santos a cidade que proporcionou a David Capistrano, ainda nos primórdios da existência do SUS, a oportunidade para implantar várias de suas então revolucionárias propostas para organização dos serviços públicos de saúde, tendo por princípios a universalidade, a integralidade, a equidade e a qualidade. Propostas que foram modelo para a definição de parâmetros que depois seriam adotados na formulação de políticas de alcance nacional. Santos, que hoje segue como exemplo de organização e fortalecimento de serviços públicos de saúde e que recebe o Congresso de Secretários Municipais pela terceira vez, o que muito nos honra.

 

Nosso Congresso será marcado por dupla transição, aquela representada pela alternância administrativa e de mando político nos municípios, própria dos regramentos do Estado Democrático, e a outra, de extensas e incógnitas projeções, que é a do encerramento de um grande ciclo histórico e o início de outro, ainda pouco nítido. O tema de nosso Congresso, “Democracia: Em Defesa do SUS, Nenhum Direito a Menos” sintetiza o principal desafio posto desde já e para o futuro próximo, e que diz respeito à preservação do SUS como um direito social garantido pela Constituição Federal e que, por sua condição de universal e eqüitativo, compõe a própria configuração do Estado Democrático.

 

Como já é tradição, o Congresso oferecerá cursos que abrangem os diversos temas da gestão pública de saúde, com ênfase nas tarefas do primeiro ano de governo. Haverá um novo curso, antes não oferecido, com a participação da equipe de assessores da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), e que terá como tema a gestão dirigida a resultados balanceados pela relação custo-efetividade. Realizaremos também a Terceira Oficina de Comunicação em Gestão Pública de Saúde e o Terceiro Encontro de Prefeitos.

 

A exemplo dos anos anteriores, haverá a 14ª edição da Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, completada pelas tradicionais Rodas de Conversa em que serão apresentados e debatidos trabalhos expostos e também com a entrega do 7º Prêmio David Capistrano aos trabalhos que se destacarem.

 

A programação será extensa e contaremos com a participação de autoridades, acadêmicos, técnicos e militantes do SUS de todo o Brasil, pois nosso Congresso é reconhecido como um dos mais importantes eventos nacionais sobre saúde pública. Mas o protagonista será você, gestor público de saúde, para quem preparamos o Congresso com o objetivo de atendê-lo e apoiá-lo na difícil tarefa da gestão. O COSEMS/SP ficará honrado em recebê-lo, e a seus colaboradores.

 

 

 

Stênio José Correia Miranda
Presidente do COSEMS/SP

 

 

Mensagem do Secretário Municipal de Saúde de Santos




É com imensa satisfação que me dirijo a todos os Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Neste ano em que se inicia uma nova gestão, é fundamental uma significativa presença dos Secretários Municipais no 31º Congresso do COSEMS/SP para aprofundar as discussões sobre o SUS, com o objetivo de defender a Saúde como direito de cidadania do povo brasileiro.

Nossa cidade tem tradição na saúde pública e reconhecimento pela hospitalidade com que recebe seus visitantes.

Santos estará de braços abertos para recebê-los e às suas equipes técnicas !

 

Fábio Ferraz
Secretário Municipal de Saúde de Santos