Projeto Apoiador realiza mostra de aprendizagens em São Paulo

Projeto Apoiador realiza mostra de aprendizagens em São Paulo
Foi realizada em São Paulo, nos dias 22 e 23 de novembro, a mostra de aprendizagens que encerra o primeiro ciclo do Projeto Apoiador. O evento contou com a presença dos 160 apoiadores, 26 coordenadores e 8 consultores de todo país, além de representantes da diretoria do CONASEMS, do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde (MS). A programação contou com momentos de avaliação dos trabalhos desenvolvidos nas regiões de saúde, dos avanços promovidos pela estratégia, bem como os principais desafios a serem superados na gestão municipal de saúde. O COSEMS/SP contou com a presença de cerca de 30 Apoiadores do estado, que realizam trabalhos nas 63 regiões de Saúde paulistas.
 
 
Para o presidente do Conasems, Mauro Junqueira, o projeto mostrou ser uma estratégia extremamente potente, capaz de alcançar resultados ainda maiores e melhores no futuro. “Contamos  com o envolvimento cada vez maior, tanto da diretoria e presidentes de COSEMS, como de todos aqueles que  integram a rede colaboradora e mostraram sua dedicação ao longo desse período” , afirmou.
 
Já Ana Paula Pinho, representante do HAOC, ressaltou que os resultados positivos obtidos até o momento só reforçam  a ideia de exito da parceria com MS e CONASEMS via PROADI. O vice-presidente do Conasems, Charles Tocantins, destacou o sucesso da estratégia para fortalecimento da gestão municipal. “Estamos retomando a autonomia e protagonismo dos secretários mas regiões de saúde”, disse.
 
Dentre os relatos coletados nas oficinas com os apoiadores destacam-se alguns exemplos positivos, como: Aumento da freqüência das reuniões de Comissões Intergestores Regionais (CIR), com maior participação de secretários municipais;  construção de pautas prioritárias da gestão municipal; empoderamento dos gestores nas esferas de discussão; aumento da construção e qualificação dos instrumentos de gestão, como planos municipais de saúde. Também foi levantado o papel dos COSEMS  e CONASEMS no processo e a maior aproximação das entidades do cotidiano dos gestores.
 
O representante do MS, Marcos Franco, demonstrou satisfação diante da potencialidade do projeto e relatou a criação de uma Política Nacional de Apoio à Gestão, a fim de tornar a ação de Apoio uma ação efetiva e perene do SUS, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pactuada na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
 

CONASEMS