Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Em defesa do SUS

Notícias

Curso de especialização: Educação Permanente em Saúde em Movimento, uma politica de reconhecimento e cooperação

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGETS/MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Rede Colaborativa do Governo promoverá o curso de Especialização em Educação Permanente em Saúde (EPS) em Movimento, na modalidade semipresencial. Trata-se de um curso para formar 6000 especialistas nas 435 regiões de saúde espalhadas pelo País. As inscrições seguem até dia 10 de novembro.

O curso traz uma proposta inovadora no campo da educação em saúde, a ideia de reconhecer e dar visibilidade ao que está sendo produzido nos territórios nas diferentes linhas de cuidado e a potencialização dessas experiências.

A aposta está focada na formação de reconhecedores da Educação Permanente em Movimento, abrindo a possibilidade de um agir cooperativo com quem já faz e estimulando outras formas de fazer. A proposta é iniciar o trabalho explorando a capacidade que já existe em cada um de cartografar territórios, ou seja, de captar sinais, afetações, produzidas nos encontros no cotidiano do trabalho nas relações com as comunidades. O produto final nunca se terá, mas novos modos de olhar, dizer, reconhecer e cooperar estarão sempre em produção coletiva. Todo o processo foi pensado na lógica da Região de Saúde e, portanto, a busca desses profissionais/tutores deverá contemplar a referência regional.

Profissionais de nível superior com experiências em: educação permanente nas redes de saúde; facilitação de grupos e tutoria presencial ou à distância; ter inserção no SUS (gestão, assistência, academia, outros); ter habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade (internet, e-mails, fóruns, chats e afins); ter disponibilidade de 8 horas semanais para o exercício da tutoria, incluindo os momentos presenciais, no local designado pelo Estado onde os alunos forem selecionados.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: http://formsus.datasus.gov.br/formulario.php?id_aplicacao=13057

Tags

Curso, Especialização, Educação permanente
COSEMS/SP - Associe-se
Webmail | @cosemssp.org.br

Edição 151 - Maio / 2014
Facebook