Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Em defesa do SUS

Notícias

Programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas é apresentado aos Representantes Regionais

O Representantes Regionais do COSEMS/SP receberam no último encontro membros da coordenação geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde para apresentação de programas intersetoriais focados na prevenção do uso de álcool e outras drogas que envolve professores, alunos e pais das escolas municipais e comunidades.
 
O objetivo do programa é combinar ações de prevenção em faixas etárias e públicos complementares em um território aumentando os impactos e resultados. São três ferramentas e envolvem as secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social. 
 
O programa Elos é desenvolvido com educandos de 6 a 10 anos, do ensino fundamental 1, além de professores, pais e responsáveis.  “Tem um componente escolar que acontece dentro das salas de aula, com o professor regente daquela turma e não tem um conteúdo extra, é uma metodologia que ele usará para realizar as atividades que já faria, mas induzindo um fortalecimento de habilidades de vida, processos mais democráticos de construção de acordos, respeito a diferenças. Isso cria balizadores para uma autogestão das crianças, de controle de impulsos, seja de agressividade ou outros, que futuramente se apresentam como fator de proteção, agregando valores às crianças”, explicou Adriana Simonsen, da coordenação geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde.
 
Clique aqui e confira o Guia do Educador Elos.
Clique aqui e confira o Guia do componente familiar do programa Elos.
 
 
 
Os outros dois programas são o ‘Famílias fortes’ com abrangência de alunos entre 10 a 14 anos e o programa ‘#Tamojunto’, de 13 aos 14, os quais contemplam o início ao fim do ensino fundamental 2. 
 
Clique aqui e confira a introdução do programa Famílias Fortes.
Clique aqui e confira o caderno de atividades para jovens do Famílias Fortes.
Clique aqui e obtenha o cadernos dos pais e responsáveis pelo Famílias Fortes. 
 
Acesse aqui o Guia do professor do programa #Tamojunto.
Acesse aqui o Guia de oficinas de pais do #Tamojunto.
Acesse aqui o Informativo final dos programas.
 
Neste primeiro semestre de 2017 as inscrições foram encerradas dia 25/05. Mas estarão abertas novamente aos municípios em setembro. Tempo para que os gestores possam articular o Plano de ação global, articulação necessária entre as secretarias envolvidas “O plano deve ser preenchido e pensar na produção de polos de capacitação para a região do estado para o processo em 2018”. Clique aqui e obtenha o Plano de Ação Global.
 
 
“A capacitação dos professores e profissionais de Saúde são realizadas em 16 horas, por dois dias, respalda pela secretaria de Educação e da Saúde. No dia seguinte após a capacitação os professores podem implementar a metodologia em sala de aula”, disse Adriana.
 
Clique aqui e confora a apresentação do coordenadoria geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde.  
 
Em 2016 foi realizado piloto desses programas nos município de São Paulo, São Bernardo e Taboão da Serra que já iniciaram a implantação dos mesmos.
COSEMS/SP - Associe-se
Webmail - COSEMS/SP
Calendário de Reuniões
Edição 178 - Maio / 2017
Facebook