Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Em defesa do SUS

Notícias

Oficina com apoiadores de todo o país reúne mais de 300 participantes na capital paulista

Na última semana a capital paulista recebeu a Oficina nacional de formação da rede colaborativa para o fortalecimento da gestão municipal de saúde. O encontro contou com mais de 300 participantes dentre 160 apoiadores, 26 consultores estaduais, cinco consultores regionais, três nacionais e dois temáticos, além de seis coordenadores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). O Projeto Apoiador é uma parceria do Ministério da Saúde, CONASEMS e HAOC.
 
“É com muita alegria que vejo este projeto em âmbito nacional, que tiveram sucesso em alguns estados como Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nada mais é do que levar informação qualificada para os gestores municipais. O gestor só poderá estar empoderado se tiver informação. Temos apoiadores que já passaram por diversas áreas da Saúde, inclusive na gestão municipal, uma experiência que ajudará muito”, disse Mauro Junqueira, presidente do CONASEMS. 
 
Segundo Junqueira, cabe aos Apoiadores participação nas reuniões de Comissão Interventores Regionais (CIR), mobilizar os gestores nas regiões, facilitar o processo de discussão entre os secretários municipais e secretarias de estado para ver o que é melhor para o território.
 
 
“A palavra de ordem no SUS é cooperação. A unidade do país é fundamental nisso. Sabemos que as realidades são muito diferentes, o que vale para nosso estado (SP), provavelmente será diferente para o Amazonas. Esses encontros são importantes para sabermos como caminhar juntos, principalmente os municípios no processo de regionalização. É um momento de tamanha dificuldade e seriedade que necessitamos refletir sobre o que é possível fazermos juntos e corrigir do passado para programar para o futuro”, declarou Carmino Souza, presidente do COSEMS/SP. 
 
A metodologia aplicada durante os três dias de oficina permitiu diversas atividades em grupo com a lógica da rede compartilhada. “Foi um encontro muito importante para troca de experiências com outros COSEMS que já tinham o projeto e também para agregar ideias aos outros COSEMS. Essa troca foi muito rica, mesmo para quem já atuava em um projeto de apoio”, relatou Mirna Thais Fernandes Oliveira, apoiadora do COSEMS/MG há cinco anos. O estado mineiro conta com 22 apoiadores. 
 
 
Para Marcia Pratta, apoiadora do COSEMS/SP, a troca de saberes e particularidades de cada região contribuiu muito para uma reflexão do trabalho realizado no apoio. “É um momento de aproximação de vários atores do SUS de todo o país, uma grande diversidade de culturas e experiências”. 
 
A superintendente de sustentabilidade social do Hospital Oswaldo Cruz, Ana Paula Pinho, comentou sobre a relevância da parceria nesse projeto. “O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) traz propostas inovadoras para serem institucionalizadas e eu tenho certeza que isso acontecerá com o Projeto Apoiador, pois iremos impactar positivamente o SUS”.
 
Estão previstas mais duas oficinas com participação dos Apoiadores. A próxima será no decorrer da 33ª edição do Congresso do CONASEMS, de 13 a 15 de julho, em Brasília. Já a outra está programada para o final do ano, ainda sem data e local definidos.
Fonte: COSEMS/SP
COSEMS/SP - Associe-se
Webmail - COSEMS/SP
Calendário de Reuniões
Edição 180 - Agosto / 2017
Facebook