Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo
Em defesa do SUS

Notícias

Chamada pública para seleção de tutores. Inscrições de 24 de outubro a 12 de novembro

 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), por meio dos Grupos Técnico Bipartite de Atenção Básica e de Educação Permanente, torna público o Processo Seletivo de Tutores para Formação de Profissionais de Tecnologia de Informação/TI e da Gestão da Atenção Básica do estado de São Paulo para implantação e Consolidação do e-SUS AB com Prontuário Eletrônico do Cidadão.
 
1. Do objeto e objetivo da formação
1.1 A presente convocação tem por objeto a seleção de tutores para atuarem nas turmas de Formação de Profissionais de Tecnologia de Informação/TI e da Gestão da Atenção Básica dos municípios paulista para implantação e consolidação do e-SUS AB com PEC, a ser ofertado pela SES/SP e Cosems/SP.
 
1.2 Serão pré selecionados, por análise de currículo, 25 candidatos a tutor de TI e 40 candidatos a tutor da gestão da atenção básica. Os 65 candidatos pré-selecionados deverão passar por processo formativo de 24 horas, a ser realizado na Cidade de São Paulo, onde serão selecionados 21 tutores para capacitar profissionais da área de TI e 29 tutores para capacitar profissionais da gestão da atenção básica.
 
1.3 Os tutores selecionados e capacitados serão responsáveis por operacionalizar, na sequência, as oficinas nas regionais para a formação de multiplicadores, sendo 21 oficinas para profissionais da área de TI e outras 29 oficinas para profissionais da gestão da atenção básica. A carga horária das oficinas descentralizadas será de 20 horas para o grupo da TI e de 24 horas para os da gestão da atenção básica
 
1.4 A formação dos gestores da atenção básica também incluirá o acompanhamento pedagógico em ambiente virtual (em plataforma Moodle), para o desenvolvimento das aprendizagens necessárias para o processo de implantação do e-SUS AB com PEC, com uma carga horária semanal de 5 horas por 16 semanas.
 
1.5 A formação oferecida para os multiplicadores dos municípios terão por responsabilidade capacitar o conjunto dos trabalhadores das UBS para implantação e utilização do PEC em seus municípios.
 
2. Das vagas
2.1 Serão ofertadas 65 (sessenta e cinco) vagas de tutor (25 para área de Ti e 40 gestão da atenção Básica) para o processo formativo/seletivo, no qual serão selecionados 21 tutores para capacitar profissionais da área de TI e 29 tutores para capacitar profissionais da gestão da atenção básica.
 
2.2 As vagas serão distribuídas regional e proporcionalmente ao número de turmas/municípios no Estado de São Paulo
 
 
3. Da atuação dos tutores:
3.1 Os tutores pré selecionados para formação/seleção deverão ter disponibilidade de horário nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2017 para participar integralmente do processo, com carga horaria de 24 horas, que ocorrerá em hotel sediado na Capital, a ser oportunamente divulgado.
 
3.2 Os tutores selecionados deverão ter disponibilidade para exercer as funções de tutoria a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2018.
 
3.3 A proporção prevista de participantes por tutor nas oficinas regionais será de 01 (um) tutor por cada turma de cerca de 30 (trinta) participantes paras oficinas de TI e 20 (vinte) participantes para as turmas de Gestão da AB.
 
3.4 No caso de desistência de um tutor titular, ou de seu desempenho ser considerado insuficiente durante a tutoria, este poderá ser substituído por um candidato do cadastro reserva, igualmente capacitado;
​​
4. Do cronograma
Etapas Período
Divulgação da inscrição para seleção dos Tutores 24 a 31 de outubro de 2017
Período de Inscrições 24 de outubro a 12 de novembro
Seleção dos candidatos a Tutor 13 a 17 de novembro
Prazo final para Divulgação da Lista de aprovados 21 de novembro
Oficinas para os Tutores 5,6,7 de dezembro
Divulgação dos selecionados e banco de reserva 13 de dezembro
Divulgação/Abertura de Inscrições para os alunos janeiro de 2018
Configuração das Turmas e Locais f evereiro de 2018
Oficinas Descentralizadas a partir de março de 2018
 
5. Perfil dos tutores
5.1. Tutor de TI
Obrigatório:
Nível Superior necessário em área de Tecnologia da Informação, com conhecimentos em rede de computadores, banco de dados, servidor em plataforma Windows, e experiência comprovada com implantação de sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão /PEC e-SUS na Atenção Básica.
Desejável:
Especialização ou cursos afins na área de Informática em Saúde e experiência em práticas de ensino.
 
5.2.Tutor de Gestão em Saúde
Obrigatório:
Nível Superior na área de Saúde (enfermagem, medicina, farmácia, serviço social, nutrição, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, saúde coletiva, odontologia, educação física, terapia ocupacional) e experiência no uso e na implantação de sistemas de informação em saúde na Atenção Básica e prontuário eletrônico na Atenção Básica. Desejável:
Experiência no campo de capacitações e/ou educação à distância e conhecimentos em relação Processo de Trabalho na UBS, conforme preconizado na PNAB.
 
5.3 Todos os candidatos a tutores deverão, preferencilalmente, residir e/ou trabalhar na mesma macro região escolhida para sua atuação, visto que não está previsto o pagamento de despesas para o deslocamento dos tutores.
 
6. Das inscrições
6.1 O período de inscrição será de 24 de outubro a 12 de novembro de 2017.
 
6.2 As inscrições serão recebidas mediante preenchimento de formulário eletrônico (Formsus), no seguinte endereço:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=35067
 
6.3. Após a análise dos dados da inscrição no Formsus, os 65 pré selecionados para atuação regional, serão comunicados por email e deverão apresentar a respectiva documentação comprobatória durante o processo de formação/seleção a ser realizado nos dias 5,6 e 7 de dezembro de 2017.
7. Da banca avaliadora
7.1 A banca avaliadora será composta por dois representante do COSEMS e dois representantes da Coordenação da Atenção Básica da SES/SP, num total de 4 (quatro) representantes.
 
8. Da seleção, avaliação e classificação final dos tutores
8.1. Na pré-seleção, haverá análise da inscrição por região, considerando-se as formações e as experiências relatadas;
 
8.2 O resultado da pré-seleção será publicizado no dia 21 de novembro, no site do cosems/sp - www.cosemssp.org.br e da SES/SP www.saude.sp.gov.br, informando os 65 tutores selecionados para a formação;
 
8.3 Na 2ª etapa da seleção, após a formação, a banca irá avaliar o desempenho dos candidatos, para fins de classificação entre tutores e cadastro reserva, sendo que a lista final do processo seletivo, será publicizada em 13 de dezembro de 2017 no mesmo endereço eletrônico.
 
9. Da formação dos tutores
9.1 Alimentação e estadia no hotel durante o período de formação/seleção dos tutores será custeada com recursos transversal da Educação Permanente, e as despesas com deslocamento ocorrerão por conta do candidato.
 
10. Da remuneração dos tutores
10.1 Os tutores selecionados para a formação dos alunos, serão remunerados por meio de hora-aula, na proporção de 20 (vinte) horas por oficina regional de TI e 24 horas por oficina para Gestores da Atenção Básica, percebendo por hora presencial R$ 100,00 (cem reais). O pagamento das atividades em EAD será por meio de hora aula, na proporção de 5 horas semanais no valor de R$40,00 reais a hora aula por 16 semanas;
 
10.2 Os tutores selecionados deverão apresentar toda documentação física necessária para pagamento:currículo, diploma de graduação, cópia do RG, CPF, hollerith, se servidor estadual, conta corrente Banco do Brasil como titular, PIS/PASEP/NIT;
 
10.3 Os tutores selecionados que estiverem inscritos no CADIN não poderão receber hora aula, até as pendências serem sanadas.
 
11. Das disposições gerais
11.1 Ao inscrever-se neste processo seletivo, o candidato estará reconhecendo sua aceitação aos critérios estabelecidos;
 
11.2 É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicização de todos os atos e comunicados referente ao processo seletivo e cumprir os prazos estabelecidos nesta chamada publica;
 
11.3 É de inteira responsabilidade do candidato manter seu endereço eletrônico atualizado e em condições de uso;
 
11.4 Os casos omissos e as situações não previstas serão resolvidos pela banca avaliadora.
 
São Paulo, 23 de outubro de 2017
Grupo Técnico Bipartite de Atenção Básica
Fonte: SES/SP e COSEMS/SP

Tags

Pública, E-sus, Chamada, Tutores
COSEMS/SP - Associe-se
Webmail - COSEMS/SP
Calendário de Reuniões
Edição 181 - Setembro / 2017
Facebook