Em defesa do SUS




Ações do município de Araçatuba no enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19)

Ações do município de Araçatuba no enfrentamento ao Novo Coronavírus (COVID-19)

O COSEMS/SP iniciará uma série de matérias com as ações realizadas nos municípios paulistas destinadas ao controle e combate ao Novo Coronavírus (COVID-19). Iniciaremos com medidas adotadas pela gestão da Saúde de Araçatuba (SP).

Ações e medidas para prevenção, controle e contenção dos riscos de danos e agravos à saúde em decorrência do COVID-19 no município de Araçatuba

O município Implantou um Centro de Operação de Emergência (COE-ATA), formado pelo prefeito, assessores da gestão, vice-prefeita, secretária da Ação Social, representantes das Organizações Sociais (OS) que gerenciam o Pronto Socorro Municipal e Atenção Básica, secretária de Educação, secretaria de Saúde e todos os seus departamentos. O COE tem a coordenação da secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente.

As reuniões são realizadas diariamente, das 11h às 13h, para tomada de decisões e encaminhamentos das ações relacionadas ao COVID-19.
A formação do COE desencadeou diversas ações:

1 – Rapidez na publicação de Decretos e Comunicados por parte da administração municipal a fim de tomar as medidas necessárias.

2- Treinamento aos servidores de saúde da Urgência e Emergência e Atenção Básica – atendimento e uso de EPI.

3 – Palestra de orientação sobre os cuidados, realizadas pela secretária de Saúde e dirigente da Vigilância Epidemiológica, aos representantes de todas as secretarias para que sejam agentes multiplicadores da informação.

4 – Reuniões de orientação à secretaria de Educação.

5 – Realização de visita de fiscais sanitários e equipe do Centro de Referência do Trabalhador – CEREST, aos servidores municipais, informando sobre etiqueta respiratória.

6 – Reunião com grupos de diretores e professores da rede estadual e municipal de ensino com participação dos Gestores da Paz, com a presença do Promotor de Justiça da Infância e Juventude.

7 – Criação do fluxo de atendimento nos serviços de saúde.

8 – Elaboração do Protocolo da Atenção Básica

9 – Serviço de informação à população através de boletim informativo diário e vídeo, também diário, com orientações e informações, gravado pela Secretária de Saúde, disponibilizado ao serviço de imprensa municipal que encaminha a todos os veículos de comunicação (rádio, televisão, jornal e redes sociais).

10 – Realização de reuniões de orientação e informações aos hospitais públicos e privados do município.

11 – Criação de ficha de notificação municipal.

12 – Canal de acesso para tirar as dúvidas da população sobre o Novo Coronavírus, através do “ATAZAP”, aplicativo via Watzapp.

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA