Em defesa do SUS




COSEMS/SP firma parceria jurídico-institucional com o IDISA

COSEMS/SP firma parceria jurídico-institucional com o IDISA

Na última sexta-feira (14/12), os diretores do COSEMS/SP, durante reunião mensal na capital paulista, receberam a presença do sanitarista e professor Nelson Rodrigues, o Nelsão, e a advogada Marcia Scatolin, do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA), para firmarem a parceria jurídico-institucional entre as entidades.

Na ocasião, Nelsão versou sobre a criação do IDISA, na década de 90, e do 1º livro de Direito Sanitário. “O IDISA nasceu na estrutura do serviço, atrelado à construção do SUS. A aproximação do COSEMS/SP e IDISA é na linha da militância do SUS, no combate aos desafios que encontramos nesses 30 anos”, disse o sanitarista.

Nelsão elogiou o Estratégia Apoiadores e reforçou a necessidade do fortalecimento e importância da regionalização da Saúde, atuação dos apoiadores, como fator determinante para o enfrentamento de muitos desafios. O professor também citou como parte da parceria a oportunidade de se colocar em prática as testes das monografias dos cursos de especialização do Instituto. “São mananciais de saberes, sugestões e bases de pesquisas, para manutenção das bases estratégicas para a regionalização”, destacou.

Para o presidente do COSEMS/SP e secretário de Saúde de Campinas (SP), Carmino Souza, o intuito é espalhar o compromisso e filosofia do IDISA. Carmino ressaltou a relevância da parceria e citou as teses das monografias como documentos importantíssimos de consulta e disseminação do conhecimento. “Existe um volume muito grande de informações que devem ser compartilhadas. Esta é uma oportunidade de trazermos para a vida real as experiências acadêmicas”.

Atualmente, já são cinco turmas formadas nos cursos de especialização do IDISA. Alex Marques, diretor do COSEMS/SP, secretário de Saúde de Glicério (SP), foi aluno da última turma formada. “O que contribuiu bastante foi a heterogeneidade do grupo de alunos, de diferentes graduações e regiões do país, o que subsidiou as principais discussões. Essa experiência será muito importante para o dia a dia e encaminhamento dos debates do COSEMS/SP”, relatou o secretário.

Ao final do encontro, Nelsão deixou um exemplar, com dedicatória em nome dos autores, da 5ª edição revista e atualizada da obra “Sistema Único de Saúde: comentários à Lei Orgânica da Saúde”, de Lenir Santos e Guido Ivan de Carvalho. Marcia Scatolin fará a interface de trabalho entre o COSEMS/SP e o Instituto.

Para saber mais sobre o IDISA, acesse: www.idisa.org.br


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/c/ec/a2/cosemssp/public_html/wp-content/themes/temacosemssp/single.php on line 63

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA