Em defesa do SUS




COSEMS/SP recebe Grupo Executivo do Projeto de Formação da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS

COSEMS/SP recebe Grupo Executivo do Projeto de Formação da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS

Nos dias 11 e 12 de março, o Grupo Executivo do Projeto de Formação da Rede Colaborativa para o Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, formado por representantes do CONASEMS, Ministério da Saúde e Hospital Oswaldo Cruz, esteve presente no escritório do COSEMS/SP para aproximação da diretoria do Conselho ao projeto, assim como para promover escuta qualificada no intuito de acolher sugestões e impressões dos gestores paulistas para aprimoramento da iniciativa.

Na segunda-feira (11), Marcia Tubone, coordenadora dos apoiadores no estado de São Paulo apresentou as atribuições, estrutura, atividades e todo o trabalho realizado pelos profissionais durante os 10 anos do projeto. Também foi demostrada como se da a administração financeira da estratégia.

Já no dia 12, o encontro contou com diretores, assessores técnicos e alguns apoiadores do COSEMS/SP. Na oportunidade, houve conversa com o grupo sobre o que é feito no território para potencializar as ações de apoio no estado.

“O profissional da estratégia é fundamental para a gestão da Saúde. O olhar regional, suporte, são essenciais, principalmente para municípios que não conseguem contratar um corpo técnico robusto”, destacou Alex Marques, secretário municipal de Saúde (SMS) de Glicério e diretor do COSEMS/SP.

Para Maria Dalva Amim, SMS de Embu-Guaçu e diretora do COSEMS/SP, os apoiadores fortaleceram o Conselho e empoderaram os gestores nas regiões de Saúde. “Os gestores são estimulados pelos apoiadores, passaram a problematizar a gestão. Ofereceram um olhar político, além de ser uma estratégia de formação de futuros gestores. Temos que garantir a permanência e efetividade dos apoiadores”, disse.

Referência nacional
Durante esses 10 anos de atividades, os profissionais apoiadores no estado de São Paulo se tornaram referência nacional. Suas atuações nas regiões de Saúde do estado e capacidade de articulação com os gestores são exemplos a serem seguidos pelo projeto implantado em todo os territórios do país.

Denise Rinehart, assessora técnica do CONASEMS, destacou a experiência já existente em São Paulo e a responsabilidade de gerar evidências e partilhar lições aprendidas no decorrer dos anos. “O reconhecimento dos gestores paulistas é a prova de que a estratégia em São Paulo é um sucesso. Isso tem que ser replicado para podermos gerar uma política nacional de apoio no SUS”, relatou.

Atuação destacou o COSEMS/SP
A diretora Luciana Nazar, SMS de Batatais, ressaltou o dinamismo do projeto e a importância da visão fidedigna do que ocorre nas regiões. “A estratégia auxiliou o COSEMS/SP na associação de quase todos os 645 municípios (apenas 12 municípios paulistas não são associados). A atuação capilarizada dos profissionais foi essencial. As reuniões nas Comissões Intergestores Regionais (CIR) foram fortalecidas por meio dos apoiadores”.

A vice-presidente do COSEM/SP, Carmem Guariente, SMS de Araçatuba, evidenciou a qualificação das reuniões com os Representantes Regionais como resultado do trabalho de apoio nas regiões. “Foi uma contribuição enorme, uma mudança perceptível. Os gestores evoluíram muito em suas demandas, além de serem primordiais para o suporte a municípios de pequeno porte. Vivenciamos uma construção diária com o apoiador no território”, disse.

Segundo Denise, o objetivo do encontro foi ouvir gestores e apoiadores para aprender e entender as necessidades, com o intuito de analisar as informações e corrigir as rotas da Rede Colaborativa em alguns estados.

Confira imagens do encontro

Rede Colaborativa do SUS: pelos quatro cantos do país – https://www.conasems.org.br/rede-colaborativa-do-sus-pelos-quatro-cantos-do-pais/

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA