Em defesa do SUS




COSEMS/SP se reúne com presidente da Comissão de Saúde da Alesp

COSEMS/SP se reúne com presidente da Comissão de Saúde da Alesp

Nessa quarta-feira (26), representantes da diretoria COSEMS/SP estiveram presentes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na companhia da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, com a finalidade de estreitar o relacionamento do Conselho com os atores que participam da formulação de políticas do estado. O presidente do COSEMS/SP e secretário de Saúde de Bauru, José Eduardo Fogolin, foi acompanhado das diretoras Raquel Zaicaner, secretária de Saúde de Taboão da Serra e Maria Dalva dos Santos, secretária de Saúde de Embu Guaçu, além do assessor técnico Enio Servilha e da secretária executiva, Aparecida Linhares Pimenta.

Na ocasião, os diretores evidenciaram importantes pautas que agregam os municípios, como a relevância do repasse do Piso de Atenção Básica (PAB) estadual e a possibilidade de seu aumento, assim como o Programa Qualis Mais e entregaram a Carta de Águas de Lindoia, documento político do COSEMS/SP, produzido e aprovado em assembleia geral dos gestores de Saúde paulistas, a qual exibe propostas e compromissos do Conselho para o próximo ano.

“Apresentamos institucionalmente o COSEMS/SP e sua importância na representatividade dos 645 municípios do estado nos temas relacionados ao SUS e na indução de políticas públicas. Destacamos o PAB estadual e Programa Qualis Mais como impacto positivo na redução de internações, pois intensificam as ações de promoção e prevenção de Saúde”, apontou Fogolin.

O presidente ainda colocou a equipe técnica do COSEMS/SP à disposição da Comissão e salientou o interesse na aproximação da entidade junto à Alesp, não somente nos assuntos gerais relacionados à Saúde, mas também como apoio técnico nas discussões de todos os Projetos de Lei que porventura ingressarem na casa referentes ao SUS.

A deputada Analice concordou em estreitar o relacionamento entre a Comissão e o COSEMS/SP e manifestou o interesse da Comissão na interlocução junto ao governo do estado referente aos repasses do SUS e levará o pleito ao governador do estado.

Para Fogolin, o Conselho participará ativamente das atividades da Alesp, por meio da Comissão de Saúde, para as temáticas relativas à Saúde. “Essa foi mais uma ação do COSEMS/SP para além do diálogo com os gestores do SUS, mas principalmente com os atores que envolvem a formulação de políticas do estado de São Paulo”, disse.

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA