Em defesa do SUS




Inscrições abertas para o último ciclo de capacitação do Aedes na Mira

Inscrições abertas para o último ciclo de capacitação do Aedes na Mira

Estão abertas as inscrições para mais um ciclo de capacitações do Aedes na Mira, projeto que oferece suporte às ações de controle do Aedes aegypti e de doenças causadas pelo mosquito. A capacitação terá início em 11 de março e o processo pode ser feito clicando aqui. A capacitação trata sobre o controle do mosquito na perspectiva da integração da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica. Mais de 7000 pessoas já participaram do Projeto. As 300 melhores experiências serão selecionadas para encontro nacional em Brasília.

A capacitação é gratuita e realizada na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com duração de três meses e carga horária de 40 horas. O conteúdo foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads) e é composto por três módulos:

1) Profissionais de saúde de nível fundamental e médio: o foco está nas formas de controle do vetor, educação em saúde e mobilização social, atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias;

2) Profissionais de saúde de nível superior: a capacitação oferece informações e ferramentas para desenvolver competências em atividades de assistência, vigilância e controle de arboviroses, classificação do risco e protocolo da enfermagem, organização da Unidade Básica de Saúde em situação de epidemia;

3) Gestores de saúde: objetivo é capacitar secretários municipais, diretores e coordenadores de departamentos e/ou programas para que possam elaborar e gerenciar o Plano Municipal de prevenção e controle das arboviroses, organização da rede de saúde, integração de equipes, mecanismos de financiamento e monitoramento das ações municipais.

A ferramenta EAD é acompanhada por tutores que foram capacitados pelo Ipads e estão aptos a auxiliar os alunos durante o processo de aprendizagem. Ao final da capacitação, os 300 melhores projetos de intervenção/propostas de ação participarão do encontro nacional do projeto, a ser realizada durante o XXXV Congresso Conasems, que acontecerá de 3 a 5 de julho de 2019 em Brasília.

Confira a chamada para o Projeto e faça sua inscrição pelo link https://projetoaedesnamira.com.br/:

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA