Em defesa do SUS




O grande espelho do SUS são os municípios, diz presidente do COSEMS/SP na abertura do 33º Congresso

O grande espelho do SUS são os municípios, diz presidente do COSEMS/SP na abertura do 33º Congresso

Nessa quarta-feira (27) teve início o 33º Congresso do COSEMS/SP, em Águas de Lindoia. Durante todo o dia diversas atividades foram realizadas entre cursos, debate a respeito das conferências de Saúde e a abertura oficial do evento, com a presença do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, o presidente do CONASEMS, o presidente do Conselho Nacional de Saúde e autoridades locais. O encontro de gestores municipais segue até sexta-feira, dia 29 de março.

No decorrer da cerimônia de abertura o presidente do COSEMS/SP e secretário de Saúde de Campinas, Carmino Souza, evidenciou o efetivo trabalho realizado pelos municípios na consolidação do Sistema Público de Saúde e afirmou que os municípios são o grande espelho do SUS no país.

“Podemos citar diversas ações em que o município é protagonista de todo o sistema. Temos os exemplos dos casos de casos como o de Suzano (SP), o de Campinas (SP) e também Brumadinho (MG), onde o SUS provou ter capacidade resolutiva e de atenção”, ressaltou o presidente.

Mauro Junqueira, presidente do CONASEMS, ressaltou a quantidade de trabalhos inscritos. “Um evento de alto nível, que apresenta 995 experiências exitosas. Por isso temos que ter coragem de defender o SUS, que mostra bilhões de atendimentos, distribuição de medicamentos, de vacinas, dentre diversas frentes realizadas”.

Para Junqueira os gestores precisam mirar no enfrentamento do pacto interfederativo. “Os municípios aplicaram 31 bilhões a mais que o mínimo constitucional em 2018. Alguns apresentam aplicações de 30% de suas respectivas receitas apenas em Saúde, enquanto a união aplica o mínimo constitucional. Com a Emenda Constitucional nº 95 a situação vai piorar muito nos próximos 20 anos”.

No decorrer da solenidade, José Henrique Germann, secretário de Estado da Saúde saudou Carmino Souza por excelente trabalho à frente do COSEMS/SP. “É uma grande satisfação estar pela primeira vez no Congresso do COSEMS/SP. Temos a necessidade de compromisso, retidão e portas abertas com os municípios”.

“Reconheço a falta de recursos no setor e a importância da regionalização e importação de serviços em áreas de maior necessidade. A inovação tecnológica deverá estar sempre presente com mais ferramentas de informação e informatização. Juntos com certeza seremos mais fortes”, disse Germann.

Último congresso à frente da presidência do COSEMS/SP, Carmino enalteceu o trabalho da assessoria do conselho. “O COSEMS/SP conta hoje com, aproximadamente, 200 colaboradores atuantes em papéis fundamentais em todo o estado. Temos sempre que ser parceiros da secretaria de Estado. Cada um com seus na interesses, mas com o compromisso na qualificação da Saúde Pública sendo primordial. E hoje fecho um ciclo da minha vida após seis anos na diretoria do COSEMS/SP. Uma experiência que me fez mudar, um aprendizado riquíssimo que obtive”, ressaltou.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos da solenidade de abertura do evento.

Primeiro dia de atividades
O primeiro dia de atividades do Congresso contou com a realização de 15 cursos, o início da feira de expositores e a realização do Desafio Snow, ideia inovadora que consiste em uma síntese de Hackathon (maratona de ideias), a qual movimentou gestores de Saúde, de comunicação e profissionais de diferentes áreas da Saúde.

O desafio teve como objetivo elaborar novas estratégias que serão implementadas no COSEMS/SP para qualificar a comunicação com gestores e usuários do SUS. Cinco propostas foram produzidas e serão implementadas pelo COSEMS/SP durante o ano.

“Conseguimos tirar os participantes da zona de conforto. O resultado foi muito além do que imaginávamos. As propostas apresentadas pelos grupos são plenamemte aplicáveis”, revelou Luciano Luis Mantelli, da FourGe, empresa organizadora da atividade.

Recorde de inscritos
A edição de 2019 do Congresso do COSEMS/SP apresentou recorde de público presente. Ao todo, são mais de 1.650 inscritos, de 290 municípios do estado de São Paulo. Estão presentes mais de 205 secretários municipais de Saúde. A 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios obteve 995 trabalhos.

Programação
33º Congresso do COSEMS/SP segue nesta quinta-feira com a primeira grande conversa ‘Financiamento: perspectivas para os próximos quatro anos’, com a
coordenação de Carmem Sílvia Guariente, secretária municipal de Saúde de Araçatuba e 1ª Vice-Presidente do COSEMS/SP e os convidados: Osmar Mikio Moriwak, coordenador da Coordenadoria de Regiões de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Diego Espindola de Ávila, diretor de Comunicação Social do CONASEMS e presidente do COSEMS/RS; e Francisco Funccia, consultor técnico de orçamento e financiamento do Conselho Nacional de Saúde e da Fundação Getúlio Vargas.

No período da tarde, é a vez dos lançamentos do Boletim do Instituto de Saúde, das experiências que conquistaram o VIII Prêmio David Capistrano e da Diversidade de Gênero.

Acesse o link e confira a programação completa: http://www.cosemssp.org.br/congresso/congresso-2019/programacao/programacao-geral/

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA