Em defesa do SUS




COSEMS/SP e CONASEMS promovem oficina para qualificação de textos dos trabalhos da Mostra de Experiências Exitosas do SUS

COSEMS/SP e CONASEMS promovem oficina para qualificação de textos dos trabalhos da Mostra de Experiências Exitosas do SUS

Nessa quinta-feira (17), o COSEMS/SP junto ao CONASEMS promoveram uma Oficina para qualificar as escritas dos trabalhos que serão apresentados na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos municípios paulistas, que será realizada durante o 33º Congresso do COSEMS/SP. O encontro aconteceu no CEFOR da Vila Mariana, na capital paulista, e contou com mais de 80 participantes.

Além da Mostra estadual, que atualmente obtém média anual de 600 trabalhos inscritos, as 67 melhores experiências serão indicadas para a Mostra Nacional ‘Brasil Aqui Tem SUS’, a qual ocorre no decorrer do Congresso do CONASEMS, em Brasília.

No inicio da manhã, Aparecida Linhares Pimenta, assessora técnica do COSEMS/SP, abriu a Oficina com as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do encontro inédito. “É fundamental incentivar, sistematizar e escrever as experiências das equipes de saúde. É preciso divulgação e evidenciação dos trabalhos realizados na ponta do sistema”.

Em seguida Marema Patricio, assessora técnica do CONASEMS, apresentou as diversas temáticas sugeridas para constar na ‘Mostra Brasil Aqui Tem SUS’ e relatou a experiência dos trabalhos publicados pelo CONASEMS por meio dos ‘Webdocs’.

Acesse aqui a apresentação da assessora – PRODUÇÃO-TEXTUAL-MAREMA

“Este encontro foi uma demanda evidenciada na reunião de planejamento da Mostra nacional, com representantes dos COSEMS. Muito além da oficina de escrita, o evento de hoje faz parte do compromisso do CONASEMS no apoio às Mostras realizadas pelos COSEMS em todos os estados, com o intuito de qualificar os trabalhos”, destacou. A reunião de planejamento citada por Marema aconteceu em Brasília, em outubro de 2018 (confira aqui como foi).

Lídia Tobias, assessora técnica do COSEMS/SP, divulgou o local de inscrição (www.cosemssp.org.br/congresso2019) para a 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios paulistas e explicou os critérios de seleção dos trabalhos.

Para encerrar o período da manhã, o convidado Alcindo Ferla, médico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, introduziu as técnicas de observação, formas de moldar o pensamento e habilidades de expressar e relatar experiências. “É o desafio de transformar em conhecimento científico a experiência produzida pelas equipes de Saúde. É uma “contação” de história e uma análise do fato ocorrido. Ao escrever temos que questionar e estranhar o texto em todos os momentos. A escrita é um processo de educação permanente. Não é dom, é um processo de aprendizagem”, disse.

Acesse a apresentação de Alcindo – PRODUÇÃO-TEXTUAL-ALCINDO

Já o período da tarde foi reservado para que os participantes pudessem produzir seus próprios textos e realizar análises e trocas de conhecimentos.

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA