Em defesa do SUS




Pesquisa sobre trabalho nas UBS na pandemia

Pesquisa sobre trabalho nas UBS na pandemia

O COSEMS/SP solicita aos gestores municipais e trabalhadores da Saúde o preenchimento do questionário no link https://apscovidsus.pro.br, referente a Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e com o COSEMS/SP. A pesquisa trata das atividades desenvolvidas na Atenção Básica dos municípios do estado de São Paulo durante a pandemia COVID 19.

O COSEMS/SP considera fundamental a coleta de informações e análise do que foi realizado na Atenção Básica (AB) durante a pandemia, pois sabemos que a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficou responsável pelo atendimento dos casos leves e moderados de COVID-19; assumiu o acolhimento dos casos suspeitos, a coleta de material para confirmação diagnóstica, e o monitoramento dos milhares de casos em isolamento domiciliar. Até o momento são mais de um milhão de casos confirmados de COVID 19 no estado, e, seguramente, a grande maioria desses casos foi atendida nas UBS. No entanto, os sistemas de informação do SUS não permitem mensurar essas atividades.

O COSEMS/SP entende que precisamos dar visibilidade ao que foi realizado na AB, seja para reconhecer as fragilidades e as dificuldades enfrentadas, seja para conhecer, sistematizar e debater o que foi realizado pelas UBS e pelos municípios na pandemia.

Entendemos que esta pesquisa é um importante dispositivo de fortalecimento da AB e queremos contar com seu apoio para responder o questionário, o que pode ser feito em 13 a 18 minutos.

Solicitamos também que seja enviado o link com o questionário para as equipes das UBS, incentivando a todos para responder, e contribuir para um resultado o mais próximo possível da realidade.

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA