Em defesa do SUS




Presidente do COSEMS/SP assume diretoria administrativa do CONASEMS

Presidente do COSEMS/SP assume diretoria administrativa do CONASEMS

­­Nessa quarta-feira (03) foi realizada a assembleia geral de secretários municipais de Saúde de todo o país. Durante o encontro os gestores elegeram a nova composição da diretoria, com 37 integrantes, e o presidente do COSEMS/SP, secretário de Saúde de Bauru, José Eduardo Fogolin, assumiu o cargo de diretor administrativo do conselho nacional. Willames Freire Bezerra, secretário de Pacatuba (CE), foi eleito o novo presidente da entidade e terá como vices Charles Tocantins e Cristiane Pantaleão.

“O COSEMS/SP representa nacionalmente importância e envergadura na construção das políticas públicas. A história dos gestores de São Paulo é de vanguarda do SUS. Portanto, naturalmente existe essa importante referência nacional do COSEMS paulista. Fazendo parte do núcleo duro da diretoria do CONASEMS estaremos mais próximos das discussões com o ministério junto aos demais COSEMS, trazendo as necessidades municipais no cenário atual da Saúde”.

Segundo Fogolin, o próprio planejamento do COSEMS/SP, realizado há um mês, evidencia eixos fundamentais para os debates, como fortalecimento da regionalização, adequação do financiamento do SUS, estruturação da Atenção Básica (AB) e, principalmente, o provimento de médicos para a AB.

“Estar na direção da entidade nacional proporciona não apenas a representação dos 645 municípios paulistas, mas também as mais de 5.600 cidades brasileiras. São temáticas de extrema relevância que precisamos debater com transparência e clareza, pois os municípios assumem cada vez mais responsabilidades”.

Provimento de médicos
No decorrer da assembleia o COSEMS/SP apresentou Moção, direcionada ao ministério da Saúde, para o compromisso da pasta no provimento de médicos para a AB municipal. O documento teve aprovação unânime pelos 1.699 secretários presentes no encontro.

“Faço aqui o agradecimento a cada um dos diretores e representantes regionais do COSEMS/SP pela elaboração do documento. Temos uma preocupação com o provimento de médicos na Atenção Básica, modelo pelo qual houve mudança recente em relação à adesão de médicos no Programa Mais Médicos. Este profissional necessita uma qualidade multiprofissional e sua presença é fundamental para a garantia do acesso da população à Estratégia Saúde da Família e Atenção Básica tradicional”, explicou Fogolin.

De acordo com o presidente, os municípios estão no limite de suas respectivas responsabilidades fiscais, o que os impedem de contratações diretas, e isto gera um prejuízo assistencial à população. “Faz muitos anos que a última Moção foi aceita em uma assembleia nacional, o que demostra a relevância e compromisso do COSEMS/SP com gestores em todo o cenário nacional”, disse.

MOÇÃO mais medicos – acesse o documento na íntegra.

Próxima edição nacional
Além da eleição da nova diretoria do biênio 2019-2021, foi apresentado o balanço de gestão (2017-2019) referente à presidência de Mauro Junqueira e o relatório de prestação de contas anual. Também foi selecionada, com 503 votos, a cidade sede do Congresso do CONASEMS em 2020: Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

 

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA