Em defesa do SUS




Rodas Temáticas são destaque no 32º Congresso do COSEMS/SP

Rodas Temáticas são destaque no 32º Congresso do COSEMS/SP

O 32º Congresso do COSEMS/SP promoveu diversas atividades durante os três dias de eventos. Destaque para as Rodas de Conversas Temáticas, realizadas na sexta-feira (20) e que proporcionaram debates de assuntos considerados prioritários para a gestão municipal em Saúde. Ao todo, 12 Rodas contaram com convidados especiais com intensas discussões entre técnicos e secretários do setor e colaboraram para a troca de experiências entre os participantes e consequente fortalecimento da gestão.

“Foi muito melhor do que esperava. As salas ficaram cheias de pessoas de muitos municípios e realidades bem diferentes. Todos puderam contribuir trazendo questionamentos, caminhos, contando experiências que já realizaram. Ficou um saldo muito positivo”, disse Raquel Zaicaner, secretária municipal de Saúde de Taboão da Serra, que coordenou da Roda ‘Violência como problema de saúde pública’.

Para Adriana Martins, SMS de Guararema, coordenadora da Roda da nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), o encontro foi muito produtivo, pois existem pontos da Política que necessitam ainda discussão. “Foi bastante acalorada e muitos assuntos vieram à tona no debate”.

“Hoje o município percebe que sozinho não consegue resolver todas as questões de Saúde, que é preciso resolver nas regiões de Saúde. É preciso conversar com o outro (município) e nessa conversa precisamos também do estado como grande articulador da região”, destacou Carmem Guariente, SMS de Araçatuba e vice-presidente do COSEMS/SP, que coordenou a Roda ‘Redes de Atenção e Regionalização’.

Já José Eduardo Fogolin, SMS de Bauru e vice-presidente do COSEMS/SP, coordenou a Roda ‘Acesso à atenção especializada ambulatorial e hospitalar’, relatou ser este tema uma das grandes demandas atuais do sistema público de Saúde. “O debate foi muito rico, com mais de três horas de participações. É uma necessidade dos gestores, dos trabalhadores de saúde e, principalmente também, de levar ao usuário essa necessidade de cuidado”.

Os mais de 1.200 congressistas inscritos puderam optar pelos temas das Rodas de Conversa no momento de sua inscrição.

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA