Em defesa do SUS




Santa Casa de Cabreúva (SP) recebe prêmio estadual por humanização do parto

Santa Casa de Cabreúva (SP) recebe prêmio estadual por humanização do parto

A Santa Casa de Cabreúva (SP) recebeu prêmio de destaque estadual por seu trabalho de humanização do parto. A entrega foi na última quinta-feira (13), pelo Governo do Estado e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que avaliaram 132 práticas municipais em prol do desenvolvimento infantil.

O prefeito Henrique Martin relembrou os anos de reconstrução da Santa Casa. “Quando nós assumimos a prefeitura, estávamos com um hospital sucateado, tivemos a Santa Casa fechada e graças a Deus resolvemos a questão do hospital e fizemos a lição de casa bem feita. Prova disso são as conquistas no âmbito da humanização, que serão apresentadas aqui hoje”, disse.  Martin destacou também a inauguração e ampliação da Estratégia Saúde da Família durante o seu mandato, que muito contribui com o processo de acolhimento, humanização e aproximação das famílias com os serviços de saúde.

“Foi muito prazeroso ver essa transformação, essa revolução na maternidade. Fomos aprendendo e desenvolvendo junto à equipe, colhendo os resultados rapidamente. Conseguimos inverter nossa taxa de cesariana, mês passado fechamos com 80% de partos normais, e nosso índice de episiotomia é de 15%”, disse Dr. Eduardo Leite, diretor técnico da Santa Casa.

Primeiríssima Infância
O São Paulo Pela Primeiríssima Infância é um programa do Governo do Estado, articulado pelos municípios, pela promoção do desenvolvimento integral da criança (desde a gestação até os 3 anos) através da qualificação dos serviços de Saúde, Educação e Assistência Social. Saiba mais sobre o programa aqui.

O Programa chegou a Cabreúva em 2012, através da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Em 2013, o prefeito assinou compromisso com o programa, que foi fortalecido e expandido nos anos seguintes. Em 2013, o programa alcançou 41 municípios do estado e, em 2016, houve o acordo de expansão para 101 municípios paulistas.

Na Santa Casa o trabalho de humanização do parto começou em junho de 2015, com a inauguração do primeiro Quarto Semente, sendo fortalecido com a chegada das enfermeiras obstetras, criação do comitê de aleitamento materno, capacitações, treinamentos, ampliação do Quarto Semente (que agora conta até com banheira), entre outros.

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA