Em defesa do SUS




Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus nos domicílios paulistas

Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus nos domicílios paulistas

Atenção ao comunicado da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos!

Informamos que as coletas de pneus inservíveis desta semana em todo Brasil permanecem em ritmo reduzido, visto os bloqueios nas estradas e greve dos caminhoneiros. Contudo, todos os municípios que informaram a adesão a campanha serão devidamente atendidos tão logo se normalize as operações rodoviárias

As secretarias da Saúde e do Meio Ambiente e seus parceiros da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de SP, dentre estes o COSEMS/SP, estão promovendo uma Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus nos domicílios paulistas, “Pneu guardado só quem usa é o Aedes”, entre os dias 14 e 18 de maio de 2018, com objetivo de eliminação de criadouros do Aedes. As ações seguem orientações da Sala Nacional e Ministério do Meio Ambiente,

A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, é favorecida pelo armazenamento e acúmulo indevidos de água e pelo descarte, armazenamento e destinação inadequados de resíduos sólidos.

O pneu é um dos criadouros preferenciais do Aedes devido a sua natureza e condições favoráveis de abrigo e proteção. Considerando a quantidade de pneus inservíveis encontrados nos domicílios, com potencial de se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti,

Para que esta Campanha tenha êxito é preciso o envolvimento do poder público, da sociedade civil e da população em geral, com uma atitude positiva em disponibilizar os pneus usados que estão nas residências para a coleta pública.

Informações para os Municípios

  1. Cada município deverá promover a Campanha de orientação à população e organizar um sistema de recolhimento de pneus, com definição prévia de um local para armazenamento.
  2. Os municípios que já tem convênio com a RECICLANIP utilizarão o local de armazenamento já estabelecido no convênio.
  3. Poderão participar também os municípios que não tem atualmente convênio firmado com a RECICLANIP. Nesse sentido, os municípios poderão se organizar e estabelecer parcerias intermunicipais, a fim de concentrar o armazenamento dos pneus recolhidos e otimizar o estabelecimento da logística de recolhimento.
  4. Caso o município não seja conveniado e não consiga entregar os pneus em outro município ou ponto de coleta de pneus, deverá fazer contato direto com a RECICLANIP para agendar o recolhimento, comunicar o endereço do local de armazenamento e o volume coletado. Para esta Campanha não há necessidade de um volume específico para garantir a retirada dos pneus.
  5. Recomendamos que esta Campanha seja coordenada pela Sala Municipal de Coordenação e Controle das Arboviroses, pois envolve a participação de várias instituições.

Ressalta-se que essa iniciativa poderá ser apresentada pelos Municípios ao Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, para pontuação, através da Diretiva 2 – Estrutura e Educação Ambiental (EEA): EEA4 – Ação decorrente de Articulação Intermunicipal, desde que seja apresentado relatório da ação de articulação realizada, de acordo com a Resolução SMA Nº 33, de 28/03/2018.

As Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente são responsáveis pela elaboração da Campanha de Divulgação da Semana Estadual de Mobilização e fornecerão material digital para utilização pelas Prefeituras.

A RECICLANIP, que representa os fabricantes de pneus no Brasil, é responsável pela realização da Logística Reversa dos pneus inservíveis e coletará os pneus arrecadados pela coleta pública municipal durante a Campanha, encaminhando-os para destinação ambientalmente adequada. Para maiores informações:

E-mail: coleta@reciclanip.org.br

Categorias

Arquivos

Notícias do site antigo

ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS

Tags

Eventos

ACESSE A AGENDA COMPLETA