Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A cidade de Cabreúva promoveu o 3º Fórum Municipal Trabalhadores da Saúde, com o tema ‘Cuidar e Ser Cuidado’. O encontro contou com a presença dos servidores da Saúde, que apresentaram as experiências realizadas em 2017.
Representantes de cada Unidade Básica de Saúde, serviços e especialidades relataram os trabalhos desenvolvidos, com destaque para as práticas exitosas dentre as 1.381 pessoas atendidas pelas Práticas Integrativas e Complementares por meio da Acupuntura, a qual apresentou cerca de 70% de melhora na dor crônica dos pacientes, além de outros serviços, como: os mais de duzentos estabelecimentos licenciados pela Vigilância Sanitária (que agora oferecem saúde e segurança aos clientes); e o Melhor em Casa que atendeu em domicílio mais de 100 pacientes e 300 familiares.
Muitos profissionais também mostraram seus trabalhos de conscientização, prevenção e promoção à saúde, como os grupos antitabaco, as palestras e ações do outubro rosa e novembro azul, entre outros.
Em seguida, duas práticas exitosas foram explanadas por servidores, no formato de palestras: Luciana Rissi Senciati, ouvidora da Saúde e assistente social, falou sobre a assistência humanizada e o acolhimento qualificado aos usuários da atenção básica e, principalmente, sobre metodologias que auxiliam na identificação dos problemas e de suas respectivas soluções. Já Victor de Vicente Leite, médico da saúde da família, versou sobre a experiência da implantação do Laboratório de Atenção as Condições Crônicas (LACC), no bairro Pinhal, que trabalha com acolhimento, classificação de risco e acompanhamento proporcional à situação de cada família (quando mais crítica a condição, mas próximo o acompanhamento dos profissionais).
“O projeto do LACC foi tão bem-sucedido em 2017 que, nesse ano, será implantado em todas as unidades de Saúde”, comentou a secretária de Saúde, Rita Hollo.