Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Após um dia inteiro de cursos e seminários foi celebrada, nesta quarta-feira (15/03), a abertura do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, encontro que acontece em São Pedro (SP), de 15 a 17 de março. A solenidade contou com a presença do presidente e vice do COSEMS/SP, Geraldo Reple e Carmem Guariente, respectivamente, do secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Nezio Fernandes Júnior, do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, do prefeito municipal Thiago Silvério, do secretário de Saúde de São Pedro, Leandro Sanches, do vice-presidente do CONASEMS, Charles Tocantis e do presidente do Conselho Municipal de Saúde local, Donato Domênico.
O secretário de Estado destacou o SUS como a maior conquista que tivemos na Constituição de 1988. “O SUS não é projeto de governo, é projeto de uma nação. Acredito que somente com diálogo objetivo avançaremos”, disse. Eleuses Paiva elencou três grandes desafios na gestão da SES/SP: imunização da população, com meta de alcançar 90% de vacinados; saúde digital; e regionalização da Saúde.
Para o vice-presidente do CONASEMS, o COSEMS/SP construiu parte importante do SUS e citou nomes de ex-presidentes da entidade, presente à abertura, como exemplos de gestores que participaram deste processo. “São Paulo sempre foi a vanguarda do país na consolidação do SUS”.
Já Carmem Guariente, enalteceu o trabalho feminino nas gestões e equipes de Saúde. Atualmente, 408 secretarias municipais de Saúde paulistas são conduzidas por mulheres. “Somos a maioria dos trabalhadores e representamos a força do SUS. O jeito feminino do lidar e trazer a sensibilidade para a gestão faz a diferença”, salientou a vice-presidente, lembrando que uma mulher, Nisia Trindade Lima, está à frente do ministério da Saúde.
Representando a ministra, o secretário da SAPS frisou que o ministério da Saúde precisa recuperar a capacidade de liderança. Segundo Nezio Fernandes, sem os municípios brasileiros não teríamos vencido os obstáculos da Saúde, pois as expressões da realidade se desenvolvem nos municípios. “Precisamos empoderar os municípios. Reconhecemos as urgências de cada bairro, em cada cidade. Temos grandes desafios nas questões do acesso e qualidade no atendimento”.
Homenagem e lançamento
Durante a solenidade, os ex-presidentes do COSEMS/SP foram homenageados. Marcaram presença a atual secretária executiva Aparecida Pimenta, Arthur Chioro, Carmino Souza, Fernando Monti e Jorge Harada.
No decorrer da abertura, foi promovido o lançamento do material elaborado para capacitação das equipes de Saúde no cuidado de pacientes com COVID longa, uma parceria entre o COSEMS/SP e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O material está disponível no site do COSEMS/SP: https://www.cosemssp.org.br.
Ao final, o presidente do COSEMS/SP agradeceu aos profissionais e gestores da Saúde. Destacou o retorno das atividades presenciais e os mais de dois mil inscritos no 36º Congresso, um recorde. Reforçou os gestores quanto à participação na formulação dos planos estadual e nacional de Saúde e a importância do controle social na preparação das etapas das Conferências de Saúde.
De acordo com Reple, a SES/SP tem um diálogo aberto com o COSEMS/SP, pactuou recursos para campanhas de vacinação e estão trabalhando para angariar mais recursos destinados ao Piso de Atenção Básica estadual.
“Enfrentamos um período pandêmico com apoio total aos municípios. Presença direta do COSEMS/SP nas instâncias de pactuações. Tenho que destacar também a aproximação com o Tribunal de Contas da Estado, onde mostramos a distinta realidade da Saúde nos municípios paulistas”.
O 36º Congresso do COSEMS/SP conta com recorde de público, mais de dois mil inscritos de 311 municípios, e de trabalhos apresentados, em um total de 1.496 experiências municipais. São mais de 200 secretários municipais de Saúde presentes em São Pedro para acompanhar os três dias de evento.
Nesta quinta-feira, dia 16, serão realizadas atividades do Espaço Gilson Carvalho, Grande Conversa sobre o financiamento tripartite do SUS, seminários, Rodas de Temáticas e a sessão pipoca, com apresentação do filme ‘Quando falta o ar’ e debate com as diretoras Ana e Helena Petta.
Acesse a programação: https://www.congresso.cosemssp.org.br