Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O tratamento do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta ótimo custo-efetividade nos cuidados em saúde, principalmente relacionado às doenças crônicas. Desde 2002, o Ministério da Saúde (MS) vem publicando Portarias que incluem o tratamento do tabagismo no SUS. A Portaria GM/MS nº 571/2013, veio atualizar as Diretrizes de Cuidado à Pessoa Tabagista no âmbito da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do SUS, cujas orientações foram revalidadas pela Portaria SAS/MS nº 761/2016 até que fosse publicado o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Tabagismo com as adequações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC). No estado de São Paulo, com a Portaria GM nº 2103/2002, o CRATOD-SP foi habilitado junto ao SUS visando organizar a linha de cuidado do tabagismo do SUS. E, a Resolução SS-100/2019 explana a organização, financiamento e gestão do programa de Controle do Tabagismo. No município de Santana de Parnaíba-SP, o programa executava-se de forma centralizada na unidade de saúde do CAPS AD, controverso, ao dispositivo descentralizador da Portaria GM/MS nº 571/2013, ocasionando ao serviço, filas de espera para participação e inclusão de novos pacientes nos grupos de acompanhamento e abordagem ao tabagista. Considerando a importância do programa, verificou-se a necessidade da articulação e ampliação da rede capacitada para atendimento ao paciente tabagista.
Formar, ampliar e capacitar os grupos de trabalho multiprofissionais, com foco no projeto de capacitação da rede básica de saúde do município de Santana de Parnaíba-SP, para oferecer cuidados a pessoas tabagistas e auxílio na cessação do fumo seguindo os protocolos do MS e CRATOD, bem como levantar dados epidemiológicos do município para detecção, prevenção e controle de doenças relacionadas ao consumo de tabaco.
Criou-se um grupo de trabalho multiprofissional pertencente à Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Santana de Parnaíba-SP, para discussões e elaboração do projeto e protocolo municipal de tratamento a dependência de tabaco, na sequência realizou-se encontros para atualizações, explanações e apresentação dos conteúdos entre os profissionais envolvidos no programa. Elaborou-se uma agenda de reuniões e encontros para elaboração do plano programático com os temas como: controle do tabagismo, comorbidades psiquiátricas, cessação do tabagismo, doenças tabaco-relacionadas, formas de consumo, intervenções breves, tratamentos medicamentosos do tabagismo, o papel do farmacêutico no modelo de assistência ao tabagista, protocolo municipal de tratamento ao tabagismo, entre outros. Em cumprimento a agenda, desenvolveu-se o conteúdo programático, formatação de capacitações da rede e profissionais envolvidos por unidade. Com o escopo de estruturação da rede, os profissionais envolvidos e os organizadores da agenda de treinamentos, sistematizaram, divulgaram as capacitações e atualizações para atendimento do paciente tabagista conforme protocolos clínicos. Com base nas articulações realizadas entre CRATOD/SP, o grupo de trabalho de tratamento de dependência do tabaco do município e atenção básica, credenciou novas unidades para atendimento aos pacientes, bem como a realização de treinamentos contínuos, dos quais executam as práticas de cuidado até os dias atuais.
Em março de 2018 foi implantado o Protocolo Municipal de Tratamento de Dependência do Tabaco com objetivo de expandir para outras unidades de saúde o atendimento de munícipes interessados no programa de tratamento ao tabagismo, centralizado no CAPS AD. Com finalidade da descentralização do atendimento, nos dias 03 e 04 de outubro de 2018, o grupo de trabalho de Tratamento de Dependência do Tabaco, em parceria com o CRATOD, capacitou 36 profissionais do município, entre eles, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e 17 profissionais de municípios convidados da Regional de Saúde Rota dos Bandeirantes. Com a capacitação foi possível credenciar 08 unidades básicas de saúde, ampliando a rede de atendimento para 09 unidades. Em setembro de 2019 iniciou-se os primeiros grupos em novas unidades credenciadas, reduzindo significativamente a lista de espera que antes era de quase três anos, e como resultado no mesmo ano foram atendidos 138 pacientes. Em virtude da pandemia da COVID-19, nos anos de 2020 e 2021 não houve a realização de grupos, porém, 63 pacientes que já estavam em acompanhamento permaneceram de forma remota até conclusão do seu tratamento, assim como prevê o programa. No ano de 2022, retomado os atendimentos com 63 pacientes e 87 pacientes no ano de 2023, totalizando assim 441 munícipes beneficiados pelo programa durante o período de 2018 a 2023.
Consideramos que a ampliação da rede de atenção ao tabagismo em nosso município, e as capacitações on-line promovidas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (antigo CRATOD) foram fundamentais para que houvesse a descentralização dos atendimentos, maior número de profissionais capacitados e diversas pessoas com acesso a saúde e informação ao que se refere a cessação do tabaco. Resultados maiores, poderiam ser alcançados caso fosse a não interrupção de fornecimento dos insumos e medicamentos pelo Ministério da Saúde.
tabagismo, capacitação, DCNT, estruturação de rede
Graciela Pires Alves Dornelas, Mariana Gouveia Ferreira, Francisco Junger Batista Junior, Jeferson Giovan Volkweis, Maria Silvia de Almeida Mello Freire, José Carlos Misorelli