Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Por, Liliane Cristina Nakata e Mara Ghizellini Jacinto
Fomos surpreendidos nestes dois últimos anos pela Pandemia da COVID-19, que fez com que todos, mas principalmente os profissionais de saúde se reinventassem, superassem seus medos e angústias, colocando-se na linha de frente, mesmo diante do desconhecido. Em meados de março 2020, quando tivemos que suspender atendimento nos Serviços de Saúde para garantir atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios por conta da Covid 19, os gestores de saúde precisaram “se movimentar”, ampliar a discussão envolvendo diferentes setores além da Saúde e, criar “novos arranjos e dispositivos” para informar e proteger a população. A articulação, as trocas de conhecimento e o apoio coletivo fizeram a diferença nos diferentes territórios.
Na Macro Região de Araçatuba, ainda no mês de março/20, foi formado um Centro de Operações de Emergência (COE) Regional que inicialmente se reunia semanalmente e hoje quinzenalmente. Conta com participação das Apoiadoras do COSEMS/SP, representantes das Secretárias Municipais de Saúde, Departamento Regional de Saúde (DRS), Grupo de Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Prestadores de Serviços Ambulatoriais e Hospitalares e, em diversos momentos, conta ainda com a participação de outros atores como, representantes da Polícia Militar, Bombeiros, Secretaria de Atenção Penitenciária, Educação.
Neste grupo a comunicação é rápida, com trocas de ideias, resposta às dúvidas, compartilhamento de conhecimento científico e enfrentamento às Fake News.
“A comunicação entre os técnicos do Grupo de Vigilância Epidemiológica – Araçatuba e as apoiadoras do COSEMS tem sido de grande valia no enfrentamento da PANDEMIA visto que as informações e orientações são repassadas na íntegra aos gestores fortalecendo cada vez mais as estratégias e as ações a serem aplicadas”. Milenne Ura S.S.Dias – Diretor Técnico de Saúde II – GVE XI – Araçatuba
Enquanto neste primeiro grupo estavam basicamente gestores e lideranças de diferentes serviços, um segundo grupo foi criado e merece destaque, o Núcleo de Atenção Básica. Por iniciativa dos técnicos do DRS e articuladores da Atenção Básica, as Apoiadoras foram chamadas a participar semanalmente deste outro espaço, cujo foco era discutir, principalmente, estratégias de informação e apoio aos profissionais que estavam atuando no nível local, nas Unidades de Saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e outros. Foi uma experiência muito rica! Um espaço com muitos participantes, possibilitando a capilarização da informação, impactando na qualidade dos serviços prestados.
“O período de pandemia trouxe desafios e reflexões importantes sobre o trabalho em equipe e sua importância. Tivemos junto ao Centro de Operações de Emergência- COE do DRS-II de Araçatuba e nas reuniões de Web da Atenção Básica um pequeno recorte de quanto as discussões e produtos advindos de perspectivas distintas colaboraram com a construção de ações coletivas efetivas. Nesse ‘pano de fundo’, a presença dos gestores municipais, apoiadores do COSEMS e equipe do DRS-II foram fundamentais”. Rachides de Castro Júnior – Diretor Técnico de Saúde III do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba – DRS II.
Hoje, neste momento em que a vacinação está “em pleno vapor” e bastante conhecimento produzido sobre a COVID-19, com o número de casos reduzindo à medida que o número de imunizados aumenta, consideramos importante reforçar o empenho e valorizar o trabalho de todos os envolvidos, destacando o quanto a articulação interfederativa, a integração, o compartilhamento e a capilarização da informação foram e são importantes para superar dificuldades, passar por tempos difíceis e aprender a se reinventar a cada dia!
“O formato das reuniões da CIR e CT de forma virtual tem atendido e funcionado muito bem para nossa região. O Comitê de Contingência da pandemia tem trazido informações importantes sobre os casos, as variantes e a vacinas bem como proporciona a troca de informações que estão sendo realizadas nas cidades que compõem a Região”. Eliana L. Covre Dias Martines – secretária de Saúde de Ilha Solteira e Representante Regional da CIR dos Lagos
“Vejo que a pandemia nos trouxe uma ferramenta poderosa, as “webconferências”, vieram para a realização de reuniões, encontros, oficinas e palestras de forma remota, mudando o formato de comunicação e o jeito como nos relacionamos atualmente. Com a possibilidade de reunir pessoas de localidades diferentes, sem a necessidade de deslocamento, desconstruindo barreiras, e com todas as dificuldades e facilidades conseguimos manter toda nossa região de saúde integrada virtualmente, substituindo os encontros presenciais, propiciando momentos únicos que outrora não seriam possíveis”. Adão Rodrigues da Silva – Articulador da Atenção Básica-DRS2- Araçatuba.
Afinal, tudo isso ocorreu com o distanciamento físico de importantes atores que foram aproximados pelos recursos tecnológicos, enfrentando os desafios do mundo digital e as dificuldades da falta de equipamento adequado nos serviços.