Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Por, Diego Roberto Meloni, apoiador do COSEMS/SP das CIR de Catanduva e Votuporanga.
Para além de cadastros e notas de indicadores, como promover o CUIDADO!
Diariamente os apoiadores do COSEMS/SP recebem demandas dos gestores e técnicos municipais para orientações sobre as regras do Programa Previne Brasil, bem como constantes exposições de suas angústias frente a publicação das notas dos indicadores, dificuldades na execução de ações para ampliação dos cadastros, dificuldades com o manuseio dos sistemas de informação dentre outros.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, 46% dos municípios possuem o Prontuário Eletrônico do Cidadão-PEC totalmente implantado, de forma que a infraestrutura ainda é um grande problema nas unidades básicas de saúde, seja por falta de equipamentos, internet inadequada, sistemas próprios com falhas de integração ou dificuldades para o manuseio do sistema.
Por mais que o Programa Informatiza APS faça o repasse mensal de recursos federais para o apoio à informatização e qualificação de dados aos municípios, existem questões a serem enfrentadas, como o repasse atrelado ao envio de produção mínima, o que pode deixar de fora municípios com baixa infraestrutura local, que são os com maiores necessidades devido à realidade local.
Se superadas as dificuldades apresentadas acima, os gestores municipais têm o desafio de capacitar e promover processos de Educação Permanente aos trabalhadores para manuseio do Sistema e o entendimento do Programa Previne Brasil. Esse processo não deve ter simplesmente o foco de garantir uma boa nota e repasses financeiros, mas sim promover o olhar ampliado da equipe de APS na continuidade do Cuidado dos cidadãos no seu território adscrito.
A equipe conhece o perfil de sua população adscrita? Conhece suas gestantes, hipertensos, diabéticos…? A equipe monitora a quantidade de atendimentos de pré natal? Quantas mulheres de 25 a 64 anos estão com atraso na coleta do exame citopatológico? As crianças estão com a vacinação em dia? Quantos hipertensos estão há mais de 6 meses sem passar por atendimento e aferir a pressão arterial? Quantos diabéticos estão há mais de 6 meses sem passar por atendimento e com a solicitação do exame de hemoglobina glicada?
Não basta a Equipe fazer os cadastros e conhecer as condições autorreferidas e não compreender quais ações devem ser feitas. Esse processo passa por inúmeras etapas de planejamento da equipe, como busca ativa, discussão de casos em reuniões de equipe, organização de agenda, estratégias de acolhimento baseado nas necessidades do território dentre outros. Se esse processo não é feito, as equipes de APS passam a funcionar como um “mini pronto atendimento”, no linguajar dos gestores, “apagar fogo” diariamente na Unidade Básica de Saúde.
Neste sentido, os apoiadores são atores importantes para discutir, problematizar e promover esta visão junto aos gestores, que vai além de cadastros e de notas técnicas de indicadores, mas significa pensar o Cuidado em Saúde pública no âmbito da APS.
Para aprofundar o tema, segue abaixo link do vídeo produzido para orientar gestores, equipe técnicas e apoiadores e link do novo manual instrutivo da qualificação dos indicadores.
Link vídeo: https://1drv.ms/v/s!Ah8cBP6lhd4xgssSdvD_ZcVI0ZZ59A?e=bOtp6x
Guia Qualificação PEC: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/guia_qualificacao_pec_2022.pdf
Guia Qualificação CDS: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/guia_qualificacao_cds_2022.pdf
Lembrando que o e-SUS AB possui manual detalhado que pode ser encontrado em: https://cgiap-saps.github.io/Manual-eSUS-APS/