Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Senhor(a) Secretario (a)
O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo- COSEMS/SP gostaria de parabenizá-lo pelo início da nova gestão como Secretário Municipal de Saúde, e desejar sucesso na nobre tarefa de coordenar o Sistema de Saúde do seu Município.
O SUS depende do planejamento e da ação integrada do Município, Estado e União para que os usuários possam ter acesso garantido no atendimento de suas necessidades de saúde. Mas é no município que as ações de saúde são efetivamente executadas, daí a importância de os gestores municipais trabalharem no dia a dia para organizar os serviços e ações de saúde, seja na área de promoção e prevenção, seja na recuperação da saúde e reabilitação.
Essa tarefa não é fácil, e hoje as dificuldades se ampliaram com a pandemia do coronavírus, exigindo aprendizado permanente, compromisso com o interesse público, disposição para trabalhar no coletivo, capacidade de articulação técnico-política, postura ética e espírito solidário.
Nenhum Secretário de Saúde assume o cargo “sabendo tudo”, e mesmo os mais experientes precisam estar dispostos a aprenderem a lidar cotidianamente com os complexos problemas da saúde, e investir num processo de aprendizado permanente.
Além disso, é fundamental que o Secretário entenda que seu papel é de defender o interesse público em prol da população, enfrentando corporativismos, privilégios e pressões políticas menores. Para que isso aconteça, o Secretário deve exercer uma gestão democrática e sempre trabalhar no coletivo, seja fortalecendo sua equipe de gestão, seja envolvendo os trabalhadores da saúde, seja fortalecendo a participação da comunidade nas decisões.
Como o SUS é interfederativo e a integralidade do acesso se efetiva nas Regiões de Saúde, é fundamental a articulação com os demais gestores municipais; com as equipes das estruturas descentralizadas da Secretaria de Estado da Saúde, através do Departamento Regional de Saúde- DRS, e com os prestadores do SUS. Nesse sentido a participação na Comissão intergestores Regional- CIR é indispensável para garantir o atendimento das demandas de saúde do município, e as reuniões mensais ordinárias da CIR devem fazer parte da agenda prioritária dos gestores, pois além de ser um espaço de discussão do acesso aos serviços da Rede de Atenção à Saúde Regional, é também um espaço de aprendizagem do gestor.
Importante enfatizar que cada CIR elege um representante para compor o Conselho de Representantes Regionais/CRR do COSEMSSP. Antes da realização de cada reunião da Comissão intergestores Bipartite-CIB, ocorrem as reuniões mensais da Diretoria do COSEMS/SP e do seu CRR, que deliberam sobre o posicionamento do COSEMS/SP nas questões a serem discutidas na CIB e outros encaminhamentos do SUS. Convidamos os secretários a participarem e fortalecerem a CIR, e que se candidatem e elejam o representante para o CRR do COSEMS/SP.
Outra informação importante é que a diretoria é eleita a cada dois anos em Assembleia Geral, que ocorre durante o Congresso do COSEMS, que este ano será online de 09 a 12/03/2021, e todos os gestores estão convidados a participarem.
Para ser gestor de saúde é fundamental se pautar por espírito solidário e ético, pois os serviços e ações de saúde buscam, em última instância, oferecer cuidados para que as pessoas tenham ou recuperem sua saúde e vivam da melhor maneira possível, pois toda vida vale a pena e deve ser preservada e valorizada.
Bom trabalho a todos e conte com o COSEMS/SP: com a Diretoria, com os Representantes Regionais, com os Apoiadores e com a Assessoria. O SUS precisa de todos.