Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Na última segunda-feira (05) diretores e assessores técnicos do COSEMS/SP estiveram presentes na 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, com o tema central ‘Os desafios da eliminação da sífilis congênita – teste, trate e cure a sífilis adquirida’, que aconteceu no Centro de Convenções Ibirapuera (HSPE). Construído por meio de uma parceria entre o COSEMS/SP, o Programa Estadual de IST/Aids-SP e Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) o encontro celebra o compromisso bipartite com a eliminação da sífilis congênita no estado e tem por objetivo discutir coletivamente os desafios no enfrentamento da doença como um problema de saúde pública.
Pelo COSEMS/SP marcaram presença a vice-presidente Adriana Martins, o diretor de Comunicação, Ricardo Conte, e a assessora técnica, Lidia Silveira.
Durante a cerimônia de abertura Adriana, destacou o grande desafio e a complexidade encontrada para eliminar a sífilis congênita. “Está intrinsicamente ligado ao desafio de enfrentar a sífilis na população adulta, e particularmente em adolescentes e jovens, como está colocado na tríade: teste, trate e cure a sífilis adquirida. E colocar em prática esta tríade não é simples apesar de termos o conhecimento sobre a patologia da sífilis, como se faz o diagnóstico e o tratamento”, disse.
A vice presidente ressaltou que não é possível assumir o enfrentamento da sífilis sem trabalho em equipe. “É integrando conhecimento, saberes e experiências próprias de cada profissão, que se poderão criar localmente, em equipe, estratégias, abordagens para cada caso singular. Isto significa capacidade para escuta, acolhimento, sempre buscando construção de vínculo entre equipe e paciente, para que os projetos terapêuticos possam ser eficazes”, completou.
Prêmio Luiza Matida
Em 2022 foi celebrada a 4ª edição do Prêmio Luiza Matida. O Prêmio dedicado aos municípios do estado de São Paulo que atingiram indicadores selecionados para a transmissão vertical do HIV e/ou Sífilis. Ao todo, 236 municípios paulistas foram premiados.
O COSEMS/SP foi contemplado no prêmio devido à parceria na organização da semana paulista, como pela participação nas ações e projetos relacionados ao enfrentamento da sífilis e sífilis congênita que impactam na gestão municipal.