Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A pandemia de COVID-19 trouxe diversos desafios para o setor saúde. Além da assistência e atenção aos enfermos, a COVID-19 apresentou consequências graves e persistentes a longo prazo nos pacientes atingidos por essa doença, consequências essas denominadas COVID longa. Diante deste fato, o COSEMS/SP, em parceria com HC-FMUSP, elaborou um projeto de apoio à Rede Básica de Saúde para o cuidado a pacientes com sintomas prolongados e sequelas motora e respiratória decorrentes da COVID-19. As informações do projeto estão contidas em uma nova área no site do COSEMS/SP: https://www.cosemssp.org.br/projeto-pos-covid.
Na área COVID longa estão disponíveis protocolos de triagem, acesso a web-conferências e vídeo aulas de capacitação em EAD, de forma assíncrona, contendo quatro vídeo aulas com professores do HC-FMUSP, que abordam questões relativas às sequelas respiratórias, motoras e de saúde mental.
De acordo com Igor Longobardi Amin, profissional de educação física, pesquisador da Faculdade de Medicina da USP e membro pesquisador do laboratório de avaliação e condicionamento em reumatologia, do Hospital das Clínicas da USP, existem muitas sequelas neuro-musculo-esquelética, principalmente relacionado à fadiga, a mialgia e a fraqueza muscular, doenças cardiovasculares, metabólicas, além de afetar à saúde mental, como a depressão e comprometimento cognitivo desses pacientes.
“O número de pacientes com COVID longa vem aumentando nos últimos tempos. No final do ano passado passamos por uma nova onda que, com certeza, culminará em um aumento de pacientes. É uma doença multissistêmica, que afeta todos os órgãos e de diversas formas e é importante reconhecermos os efeitos da doença e podermos tratar”, explicou o pesquisador.
Elaine Giannotti, assessora técnica do COSEMS/SP relata que há mais de 32 mil artigos publicados nessa curva de aprendizagem. “Ainda não está estabelecido que sexo, gênero, idade, etnia, condições de saúde subjacentes, carga viral ou progressão de COVID-19 afetam significativamente o risco de desenvolver efeitos de longo prazo da doença, mas essas sequelas tornam-se cada vez mais reconhecidas e são motivo de crescente preocupação por parte dos gestores municipais de saúde”.
Web-conferência
Vacinação, saúde mental e outros desafios do SUS no cenário “pós-covid” foi o tema do Webinário HubCovid, que aconteceu dia 11 de setembro, em São Paulo, com convidados especialistas.
O webinário é uma das ações do Projeto HubCovid, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) em conjunto com o Conasems e a Fundação Johnson & Johnson.
“Pós-covid” é um dos temas mais discutidos atualmente na academia e na gestão da saúde. Como o SUS está se organizando após a pandemia? Quais perspectivas e desafios a saúde pública brasileira encara nos tempos atuais? Vacinação e Saúde Mental são os assuntos que se destacam nesse contexto e serão os principais temas do Webinário HubCovid.