Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Por Denise Assis* e Maria Dalva Amin**
Os Apoiadores do COSEMS/SP possuem um amplo trânsito na gestão municipal e fazem parte de um processo de educação permanente para qualificar sua função. Com isso, alguns Apoiadores já estiveram frente à uma gestão municipal e temos também Gestores que agora estão como nossos Apoiadores. Essa é uma experiência interessante, pois o SUS se fortalece em vários espaços bastante diversos e as experiências são complementares. Confira aqui essa vivência de direção reversa, característica que imprime sabedoria, fortalecimento, empatia e um profundo conhecimento sobre o SUS do nosso grupo de Apoiadores. Lembrando sempre que o cargo de Gestor de Saúde é um cargo de agente político ocupado por pessoas de confiança do Executivo Municipal e o cargo de Apoiador segue um processo seletivo transparente e com regras específicas elaboradas por um grupo de assessores e gestores do COSEMS/SP . E que essa troca de papeis seja eternizada como experiência única em defesa do SUS que acreditamos!
Estive à frente da secretaria municipal de Saúde de Assis por duas gestões e diretora do COSEMS/SP por dois momentos. Sou assistente social de formação e hoje, depois de 34 anos como servidora municipal e 27 anos na Saúde Pública, me aposentei.
Em maio de 2017 fui selecionada para fazer parte de um dos maiores projetos já implantado pelo COSEMS/SP e agora pelo CONASEMS em todo Brasil, que é o projeto “Apoiadores”. Nos primeiros dias e primeiras reuniões, senti uma insegurança enorme, mesmo com a experiência que tive na gestão, pois não sabia se me colocava, se podia e devia expor minha opinião, se as pessoas queriam ouvir, se estava sendo clara… enfim, apesar das oficinas e de haver convivido com outros apoiadores, qual deveria ser minha postura. Descobri então que precisava parar de pensar como gestora; minha cabeça é que tinha que mudar.
Tinha que usar toda experiência adquirida nos anos anteriores para colaborar na tomada de decisões de outros gestores. Sempre ouvi dizer que “o apoiador apoia”, mas como fazer para que a cabeça de quem, por tantos anos se acostumou a decidir e executar, passasse a observar, informar, clarificar para que outras pessoas pudessem se apropriar do espaço que é deles.
Depois de alguns meses continuo aprendendo; aprendendo a ouvir mais e tentar usar de toda minha experiência na gestão para colaborar ao máximo para que, não um município, mas uma região se fortaleça. Realmente é um desafio grande ser apoiador, mas também é uma honra poder dar minha contribuição em um outro espaço de fortalecimento do SUS.
*Denise Assis, Apoiadora do COSEMS/SP e ex SMS de Assis
A articulação interfederativa e regional era frágil e pouco potente quando estive secretária de Saúde de município de médio para pequeno porte e quando fiz parte da diretoria do COSEMS/SP. Faltava apoio para que os gestores se sentissem atores do processo para tomada de decisão.
O projeto Apoiador veio para este fim! Fortalecer os colegiados de gestão regional e as regiões de Saúde. Terminado o mandato em 2008, fui ser apoiadora do COSEMS/SP em 2009. A estratégia estabelecida pelo COSEMS/SP para o trabalho e condição do projeto, atuando sempre com a metodologia de educação permanente na formação dos profissionais envolvidos, instrumentalizou-me com conhecimentos e ferramentas, que me fizeram uma pessoa mais reflexiva, mais potente e com um olhar mais ampliado para além do núcleo duro da gestão, mas também para este enfrentamento.
A capacidade de articulação nos diversos espaços do SUS também é uma habilidade que o projeto apoiador desenvolve, o que para mim foi bastante importante. A partir daí, foi muito mais fácil e melhor para minhas atuações e novos mandatos como secretária. Ter sido apoiadora foi uma experiência única, que beneficiou e beneficia o fortalecimento do SUS.
**Maria Dalva Amim, SMS de Embu Guaçu