Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O monkeypox vírus é um Orthopoxvírus causador de doença Mpox (anteriormente chamada Monkeypox) cujos sinais e sintomas se assemelham aos da varíola, com menor gravidade. Trata-se de uma zoonose, endêmica em países da África Central e Ocidental, cujos casos são mais frequentes em locais próximos a florestas tropicais, com evidências da detecção viral em animais como roedores em geral (esquilos, ratos e ratazanas), diferentes espécies de macacos, entre outros. Cabe destacar que, apesar do nome, os primatas não humanos (macacos) não são reservatórios do vírus e, como os humanos, também podem ser acometidos pela doença.
O gênero Orthopoxvirus contém várias espécies que podem infectar animais e humanos. O mais conhecido é o vírus causador da varíola. Mas também existe o vírus vaccinia, utilizado na atual vacina contra a varíola; vírus da varíola bovina, introduzido pela primeira vez por Edward Jenner, no final do século 18, como o material da primeira vacina e o vírus monkeypox
A transmissão entre seres humanos é limitada, estando mais frequentemente relacionada a contato direto com fluidos corporais, lesões de pele ou de mucosas internas como boca ou garganta, gotículas respiratórias, em qualquer fase da doença, e por meio de objetos contaminados. Embora a transmissão possa ocorrer para qualquer pessoa mediante contato íntimo com pessoa infectada, o surto atual caracteriza-se, a nível mundial, pela elevada concentração de casos em grupos com maior risco para a aquisição de infecções sexualmente transmissíveis e maior morbimortalidade entre pessoas vivendo com HIV/Aids, especialmente as que possuem pior condição imunológica.
Acesse o documento e fique por dentro da situação epidemiológica no Brasil e no estado de São Paulo, os objetivos da vacinação e público-alvo – Documento-Tecnico-Vacinacao-Mpox-20-03-2023
O Programa Nacional de Imunização passa a oferecer a vacina contra MPOX a partir deste mês de março para um público específico e restrito, conforme Informe técnico do Ministério da Saúde. Portanto, esta vacina não será amplamente distribuída para todas as salas de vacina. A vacina para a estratégia de pós exposição, neste momento, irá apenas para a Capital, onde concentra o maior número de casos novos.
Acesse o Informe – Informe-Tecnico-Vacina-Mpox-MS
Em breve, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviará orientações, Nota Técnica e Documento Técnico sobre o assunto, conforme discussão bipartite.