Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Criada há quase 30 anos a Farmácia da Natureza do município de Jardinópolis é destaque no setor fitoterápico nacional. Premiada pela OPAS em 2020 e vencedora do 12º Premio David Capistrano em 2023, a experiência se transformou em livro e oferece cursos para os interessados em trabalhar com as plantas medicinais.
Acesse o livro: Farmácia Viva 1ª Edição
“A farmácia possui quase trinta anos de existência. Foi criada antes da Portaria nº 886, que regulamentou as farmácias. Em 2017 tivemos uma proposta aprovada pelo ministério da Saúde que destinou recurso de custeio e investimento o que possibilitou a ampliação do projeto. A meta principal do projeto era introdução de fármacos na rede SUS do município”, explicou Ivanice Cestari, secretária municipal de Saúde de Jardinópolis e coautora do livro Farmácia Viva. Ivanice palestrou no curso de Assistência Farmacêutica do 36º Congresso do COSEMS/SP.
Segundo Ivanice, outras metas do projeto em parceria com o MS contemplavam ações multidisciplinares com docentes de universidades, pesquisa na área da fitoterapia, introdução da disciplina no curso de medicina de fitoterapia aplicada, cursos de fitoterapia online e a criação de uma plataforma chamada Fitoterapia Brasil (https://fitoterapiabrasil.com.br), que reúne conteúdos voltados aos fitoterápicos e está disponível para qualquer pessoa acessar.
Já a ideia do livro foi compilar toda a experiência envolvida no processo para mostrar como se faz o caminho da criação e manutenção de uma Farmácia Viva. Um roteiro para quem quiser implantar a Farmácia Viva.
A Farmácia da Natureza está incorporada ao município através de um convênio firmado entre a secretaria de Saúde de Jardinópolis e a Farmácia da Natureza. É um braço do SUS no município. Atualmente distribui quatro fármacos para a rede SUS do município: xarope de guaco, tintura de passiflora incarnata, creme de Cordia verbenacea, chá conhecido como espinheira santa. Porém, existem outros tipos de fitoterápicos disponíveis na farmácia.
“Temos um curso chamado Da semente ao paciente, oferecido a outros estados brasileiros, para pessoas que tenham interesse possam se deslocar para Jardinópolis. icam uma semana no complexo da Farmácia da Natureza e participam de todas as etapas da preparação, escolha da muda, plantio, colheita, preparação da droga vegetal, da manipulação dos medicamentos, da dispensação, do controle de qualidade. O curso foi possível devido ao projeto e parceria com o ministério da Saúde”, disse
Acesso ao curso: https://cursos.faepa.br/geral/14/curso-da-semente-ao-paciente/ – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRP-USP
A Farmácia viva se localiza em uma área de campo de Jardinópolis. Onde se encontra um viveiro e são plantadas as mudas. Depois deste processo as mudas são transportadas para o Horto municipal. Após o cultivo, ocorre a colheita e as plantas são encaminhadas a uma unidade de secagem, onde são transformadas, as plantas todas ou partes delas, em drogas vegetais.
A partir das drogas vegetais são preparados os derivados vegetais, que são os insumos farmacêuticos ativo vegetal, chamados de fito complexo, que pode ser uma tintura, um extrato fluído, extrato glicólico, dentre outros.
O extrato farmacêutico vegetal é o princípio ativo que será incorporado no medicamento acabado. Todo o processo acontece dentro da estrutura da farmácia.
“Todo o complexo da Farmácia da Natureza está regulamentado de acordo com a RDC nº 18 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2013/rdc0018_03_04_2013.html), a qual regulamenta a Farmácia Viva. A farmácia Viva se baseia na qualidade. Portanto, todo o processo é monitorado e realizado dentro das boas práticas, como o cultivo, colheita, processamento, manipulação, controle de qualidade. Tudo isso nos garante um medicamento com qualidade e eficácia”, destacou Ivanice.