Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O município de Taboão da Serra (SP) apresentou suas diversas ações de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus. Com uma população estimada de 280.000 habitantes, sua rede de Atenção Básica à Saúde é composta por 13 Unidades Básicas de Saúdem (UBS), sendo três exclusivamente Equipe Saúde da Família (ESF), três unidades mistas (ESF + Tradicional) e sete unidades tradicionais.
A primeira ação realizada pela equipe técnica da secretaria municipal de Saúde (SMS), em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, foi a criação do Comitê de Combate ao Novo Coronavírus (COVID-19) em 04 de fevereiro de 2020.
O Comitê passou a monitorar eventos e rumores na imprensa, redes sociais e junto aos serviços de saúde, com realização de vídeos sobre a doença, revisão diária da definição de vigilância sobre a COVID-19, recomendações sobre a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos para infecção humana pela COVID-19, monitoramento do comportamento dos casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), nos sistemas de informação da rede, para permitir avaliação de risco e apoiar a tomada de decisão e orientação aos serviços de saúde quanto às medidas de prevenção e controle de infecção para casos suspeitos ou confirmados pela COVID-19.
A SMS reuniu os gestores das UBS para discutir o fluxo de atendimento aos casos suspeitos da COVID-19 e a organização dos serviços segundo o Plano de contingência.
Na sequência, o Comitê organizou reunião de planejamento com os serviços de urgência e emergência, para alinhamento do fluxo com os prontos socorros e SAMU, e organizou o suprimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as Unidades de Saúde, além de reforçar o estoque de medicamentos para Síndrome Gripal (paracetamol e dipirona) e H1N1 (Oseltamivir).
Dia 18 e 27 de fevereiro foram realizados treinamento dos médicos clínicos para atuação no acolhimento de pacientes da COVID-19, e, em 10de março, treinamento dos enfermeiros das UBS. Durante todo o período foram produzidos vídeos de orientação aos profissionais e população.
Em 13 de março, com a mudança do critério de vigilância para transmissão comunitária no estado de São Paulo, o comitê reavaliou o fluxo nas unidades para sintomático respiratório e instituiu o fluxograma e guia de orientações para isolamento domiciliar.
Já no dia 16 de março, o Comitê passou a se reunir no gabinete do prefeito e passou a contar com a participação de outras secretarias (Educação, Assistência Social, Governo, Gestão de Pessoas, Obras e Infra-estrutura urbana), e o município decretou situação de emergência. A partir desse momento foi instituída a publicação de boletins epidemiológicos diárias da COVID-19.
A Atenção Básica foi organizada da seguinte maneira: redução das agendas em 70%, para diminuir o fluxo de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde; solicitação para que os profissionais médicos e enfermeiros conversassem com os pacientes para verificarem necessidades e decidissem em conjunto com o paciente quais medidas seriam tomadas para resolução dos problemas; criação de uma Ficha de Organização de Fila, com o objetivo de direcionar o sintomático respiratório e documentar o atendimento.
O monitoramento dos pacientes sintomáticos respiratórios era então realizado pela VE e as Unidades Básicas de Saúde, que a essa altura já estavam sobrecarregadas com o fluxo dos casos leves. Foi necessária uma aproximação das ações por parte do nível central para conhecer melhor os pacientes que estavam em monitoramento e em que situação se encontravam.
O comitê então decidiu trazer o monitoramento dos Sintomáticos Respiratórios para a equipe da Atenção Básica, que passou a realizar os telefonemas e acompanhar, a cada 48 horas, esses pacientes. Isso ajudou a perceber que em algumas unidades o fluxo de atendimento não estava funcionando de acordo com o estabelecido pelo Comitê, e aproximou a equipe do nível central das equipes que estão na ponta, atendendo esses pacientes.
Hoje a equipe da Atenção Básica no município de Taboão da Serra atua em três frentes: monitoramento de 2.573 sintomáticos respiratórios, participação no Comitê de enfrentamento à COVID-19 e supervisão das UBS para verificar cumprimento das orientações do Comitê e adequação de fluxo de acordo com a realidade de cada serviço.
Em todas as ações a equipe de Saúde Mental, que faz parte da equipe técnica da Atenção Básica, tem participado, seja em ações com os pacientes ou em ações com os profissionais de saúde.