Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Nesta quarta-feira (30) será lançada a plataforma Conectividade na Saúde, que reúne dados sobre a qualidade da Internet nos estabelecimentos públicos de saúde no país. A apresentação da ferramenta é importante para gestores de saúde e pesquisadores da área. Por isso, anote na agenda e não perca o bate-papo ao vivo que acontecerá no dia 30 de março, às 18h pelo link: https://youtube.com/nicbrvideos.
Participarão na live:
> Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br/Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
> Wilames Freire, presidente do CONASEMS
> Miroslau Bailak, secretário municipal de Saúde de Cascavel (PR)
Além da apresentação da ferramenta (https://conectividadenasaude.nic.br/), durante a live será destacada a importância da informatização das unidades de saúde e da sistematização dos dados, além de destacar a necessidade de uma conexão de qualidade e os dados sobre o uso da Internet nesses estabelecimentos, entre outros pontos.
É uma iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR ( NIC.br), desenvolvida a partir de acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A ferramenta foi idealizada com o intuito de oferecer um diagnóstico da conectividade nos estabelecimentos públicos de saúde no Brasil, auxiliando gestores na tomada de decisões, e contribuindo para a otimização do compartilhamento de prontuários médicos entre estabelecimentos de saúde.
Os estabelecimentos inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) podem instalar gratuitamente o medidor SIMET para realizar suas próprias medições – veja como instalar. Os dados sobre conectividade ficam disponíveis ao público neste painel. Quanto maior a adesão, mais informações provenientes das aferições são disponibilizadas.
Entre os dados disponíveis estão métricas como latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar), velocidade de download, upload e perda de pacotes. É possível observar, ainda, o histórico da qualidade da rede num período de até 60 dias, além de compará-la com a mediana de conexão à Internet do entorno (mesmo setor censitário) – e com isso, avaliar a possibilidade de contar com um serviço melhor. A plataforma fornece, ainda, uma lista de provedores que atuam na localidade do seu estabelecimento de saúde.