Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Imagem: Olga Kononenko, no Unsplah (gratuito)
Nota Técnica do COSEMS/SP nº 15 – Ministério da Saúde deve assumir a responsabilidade pelo abastecimento de medicamentos para intubação e oxigênio nos serviços do SUS no país
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) vem a público conclamar o Ministério da Saúde para que atue imediatamente de maneira organizada, ética e prioritária no controle da pandemia do coronavírus, que já registra mais de 300 mil óbitos no país, sendo mais de 60 mil mortes no Estado de São Paulo.
Nesse momento dramático da pandemia, é fundamental que o Ministério da Saúde providencie o incremento necessário de oferta dos medicamentos para intubação orotraqueal e oxigênio gasoso, de modo a construir alternativas para garantia do abastecimento destes insumos, uma vez que a oferta dos mesmos em quantidade e tempo oportuno está intimamente relacionada à manutenção da vida dos casos graves e moderados de COVID 19.
O desabastecimento de medicamentos para procedimento de intubação orotraqueal e a dificuldade de abastecimento do oxigênio gasoso acondicionados em cilindros são hoje problemas cruciais que devem ser equacionados pelo Governo Federal.
A situação dramática originada pelo recrudescimento da pandemia com elevadíssimos números de casos novos e mortes diárias vem colocando o Sistema Único de Saúde (SUS) a beira do colapso.
O COSEMS/SP expressa sua solidariedade à população brasileira e em especial a famílias que perderam seus entes queridos. De fato, atingimos uma situação inimaginável em que se faz necessário a soma de esforços de toda a sociedade e entes nacionais em defesa da vida, em defesa do SUS e da dignidade humana para evitarmos ainda mais sofrimento e mortes.
Destacamos que a gestão municipal paulista foi responsável por ampliar aproximadamente 70% dos leitos de UTI no Estado para atendimento de COVID -19, no entanto não há mais condições de expansão por falta de profissionais habilitados, falta de insumos (oxigênio e medicamentos para intubação), e de equipamentos (respiradores) para novos leitos de UTI.
O COSEMSSP continua defendendo medidas de isolamento social e LockDown aliadas ao provimento de renda emergencial à população mais vulnerável, vacina para todos e assistência aos pacientes acometidos de COVID – 19.
O COSEMSSP entende que o Ministério da Saúde deve atuar imediatamente para regulação do mercado dos medicamentos para intubação e oxigênio, monitorando a situação de consumo no país, os preços praticados, procurando alternativas de importação.
O COSEMSSP apela à sociedade civil organizada, aos poderes constituídos, à mídia que unam esforços para defender a vida das pessoas, e exigir que o Governo Federal assuma suas responsabilidades para que o SUS garanta atendimento universal para os cidadãos, acometidos pela COVID 19, ou outras patologias, nesse momento dramático da pandemia que continua ceifando a vida de milhares de brasileiros.
São Paulo, 27 de março de 2021.
Acesse aqui o documento em PDF – Nota Tecnica COSEMSSP n 15 2021 Oxigenio e Kit Intubacao