Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A cidade de Santos sediou mais uma edição da Oficina Macrorregional de Regionalização da Saúde, um evento integrante do Projeto de Regionalização da Saúde, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) em parceria com o COSEMS/SP e a OPAS. O encontro ocorreu nos dias 21 e 22 de agosto e reuniu importantes autoridades e gestores da área da saúde, visando discutir estratégias para a melhoria do sistema de saúde regional.
A cerimônia de abertura contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, do consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e coordenador do Projeto de Regionalização, Renilson Rehem, e do presidente do COSEMS/SP, Geraldo Reple. O evento também teve a participação de Adriano Catapreta, Conselheiro Fiscal do COSEMS/SP e Secretário Municipal de Saúde de Santos. A presença do Apoiadores do COSEMS/SP que atuam na região foi um dos grandes destaques do encontro.
Durante a abertura, Geraldo Reple, presidente do COSEMS/SP, enfatizou a importância do processo de regionalização para a melhoria da saúde na região. Ele ressaltou que o resultado desse processo será percebido no futuro e destacou que os secretários municipais de saúde lidam diretamente com as pressões da população, uma vez que é no âmbito municipal que as pessoas residem.
Geraldo Reple também abordou a questão das filas de espera nos hospitais, apontando a necessidade de qualificar a Atenção Básica para reduzir essa demanda. Ele mencionou que mais de 30% dos leitos hospitalares poderiam ser disponibilizados para casos mais graves, se a Atenção Básica estivesse preparada para atender essa demanda.
Adriano Catapreta, Secretário Municipal de Saúde de Santos, ressaltou a importância do diálogo entre os gestores da Baixada Santista e enfatizou a necessidade de união na busca por soluções regionais. Ele destacou que a saúde é um setor de alto custo e que uma organização regional eficaz é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados.
O Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Paiva, enfatizou a necessidade de mais financiamento na área da saúde e destacou a importância de cobrar o governo federal nesse sentido. Ele apontou que os municípios já ultrapassam o teto constitucional de gastos com saúde e ressaltou a importância da organização regional para otimizar a aplicação dos recursos.
Eleuses Paiva também abordou as questões das filas de espera nos hospitais, destacando a falta de integração entre os sistemas, como o CROSS, o municipal e o hospitalar. Ele ressaltou que a falta de transparência e as diferentes realidades de cada região são desafios que as oficinas de regionalização têm o papel de enfrentar.
Durante o evento, houve um encontro entre os secretários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, juntamente com Eleuses e Geraldo. Nesse encontro, os gestores apresentaram suas dificuldades locais e regionais, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências entre as diferentes áreas.
A Oficina Macrorregional de Regionalização da Saúde em Santos reforçou a importância da colaboração entre os gestores e a necessidade de aprimorar a organização regional da saúde para garantir um atendimento mais eficiente e qualificado à população. O evento proporcionou um espaço valioso para o compartilhamento de conhecimentos e o fortalecimento das estratégias de regionalização da saúde no estado de São Paulo.
Sobre o Programa de Regionalização da Saúde
O objetivo do programa é a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento. Atualmente, os municípios aplicam até 40% do seu orçamento na saúde, mas, devido à falta de integração das unidades, muitas vezes o cidadão ainda não tem suas necessidades atendidas. O projeto prevê a adequação dos ambulatórios médicos de especialidades e hospitais estaduais às necessidades regionais, efetivamente descentralizando o sistema de saúde.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do COSEMS/SP e o apoio da OPAS, com a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo. A parceria propõe buscar formas de entrosamento entre as instituições, para criar, manter e dinamizar redes permanentes entre os quadros funcionais e assegurar a cooperação entre eles.