Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Nessa quinta-feira (17), o COSEMS/SP junto ao CONASEMS promoveram uma Oficina para qualificar as escritas dos trabalhos que serão apresentados na 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos municípios paulistas, que será realizada durante o 33º Congresso do COSEMS/SP. O encontro aconteceu no CEFOR da Vila Mariana, na capital paulista, e contou com mais de 80 participantes.
Além da Mostra estadual, que atualmente obtém média anual de 600 trabalhos inscritos, as 67 melhores experiências serão indicadas para a Mostra Nacional ‘Brasil Aqui Tem SUS’, a qual ocorre no decorrer do Congresso do CONASEMS, em Brasília.
No inicio da manhã, Aparecida Linhares Pimenta, assessora técnica do COSEMS/SP, abriu a Oficina com as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do encontro inédito. “É fundamental incentivar, sistematizar e escrever as experiências das equipes de saúde. É preciso divulgação e evidenciação dos trabalhos realizados na ponta do sistema”.
Em seguida Marema Patricio, assessora técnica do CONASEMS, apresentou as diversas temáticas sugeridas para constar na ‘Mostra Brasil Aqui Tem SUS’ e relatou a experiência dos trabalhos publicados pelo CONASEMS por meio dos ‘Webdocs’.
Acesse aqui a apresentação da assessora – PRODUÇÃO-TEXTUAL-MAREMA
“Este encontro foi uma demanda evidenciada na reunião de planejamento da Mostra nacional, com representantes dos COSEMS. Muito além da oficina de escrita, o evento de hoje faz parte do compromisso do CONASEMS no apoio às Mostras realizadas pelos COSEMS em todos os estados, com o intuito de qualificar os trabalhos”, destacou. A reunião de planejamento citada por Marema aconteceu em Brasília, em outubro de 2018 (confira aqui como foi).
Lídia Tobias, assessora técnica do COSEMS/SP, divulgou o local de inscrição (www.cosemssp.org.br/congresso2019) para a 16ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios paulistas e explicou os critérios de seleção dos trabalhos.
Para encerrar o período da manhã, o convidado Alcindo Ferla, médico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, introduziu as técnicas de observação, formas de moldar o pensamento e habilidades de expressar e relatar experiências. “É o desafio de transformar em conhecimento científico a experiência produzida pelas equipes de Saúde. É uma “contação” de história e uma análise do fato ocorrido. Ao escrever temos que questionar e estranhar o texto em todos os momentos. A escrita é um processo de educação permanente. Não é dom, é um processo de aprendizagem”, disse.
Acesse a apresentação de Alcindo – PRODUÇÃO-TEXTUAL-ALCINDO
Já o período da tarde foi reservado para que os participantes pudessem produzir seus próprios textos e realizar análises e trocas de conhecimentos.