Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O município de Pedrinhas Paulista (SP), localizado na Comissão Intergestores Regionais (CIR) de Assis, cerca de 480 quilômetros da capital paulista, recebeu o ‘Selo APS de Qualidade’. O Selo representa o reconhecimento do trabalho dos profissionais de saúde em todo o País que, mesmo em um cenário de grandes dificuldades, têm trabalhado na melhoria do acesso da população e da assistência nas unidades básicas de saúde, reforçando o papel da Atenção Primária em Saúde (APS) como porta de entrada do SUS.
“O Selo mostra o trabalho que vem sendo feito pelo município, mesmo diante da pandemia, na qual podemos criar estratégias de atendimento para melhor atender a população. Muito ainda tem a ser feito, e estamos trabalhando para sempre oferecer um atendimento de qualidade para os munícipes. Esse selo é uma valorização aos profissionais de saúde que atuam na prevenção em meio essa pandemia, e nos mostra que estamos no caminho certo no cuidado ao paciente”, destacou a secretária de Saúde do município, Ivanete Rossatto Giannetta.
Unidades da Atenção Básica
Considerada a Roma paulista, pois foi fundada por imigrantes italianos e aproximadamente três mil habitantes, Pedrinhas Paulista conta atualmente com duas Unidades de Básica de Saúde, um Centro de Fisioterapia e uma Academia de Saúde. Uma das unidades tem atendimento clínico e funciona 24 horas para urgência e emergência, além de dentista, psicólogo, atendimento clínico de cirurgia geral, exames de endoscopia, ultrassonografia e Radiografia, e uma farmácia para dispensação de medicamentos.
O município possui cobertura 100% pela AB, com 82 profissionais atuante. “Temos uma unidade que funciona a Estratégia Saúde da Família (ESF), com a equipe mínima completa, com pediatra, ginecologista, agentes de saúde e sala de vacinação”, explicou Ivanete.
Segundo a secretária, os profissionais não deixaram de atender os pacientes com prioridades, visando outras estratégias na prevenção. “Unificávamos os atendimentos para os pacientes em que eles não precisassem ficar retornando na unidade toda vez”, disse.
Foram realizadas Teleconsultas na odontologia para a prevenção nas crianças. No caso das gestantes eram realizados atendimentos com ginecologista em ambiente separado e, após a consulta, era encaminhada para o dentista no mesmo dia para avaliação.
Na estratégia saúde da Família, para os pacientes com comorbidades não ficarem sem atendimento os profissionais faziam visitas constantes de médico, equipe de enfermagem e agentes comunitários de Saúde para evitar que esses pacientes fossem conduzidos para a unidade de saúde.
Selo APS de Qualidade
Diante da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do coronavírus, os gestores enfrentam inúmeras dificuldades para garantir o atendimento habitual da população e, ainda, dos casos de síndrome gripal e COVID-19. Por isso, o ministério da Saúde certificou 225 municípios que estão trabalhando no fortalecimento da APS.
Confira o vídeo do ministério – https://youtu.be/Zk3jxQ2zZFM
Foram certificadas as gestões que atingiram resultados acima de sete nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Os 5.570 municípios foram avaliados para receberem o selo.
Dentre os critérios estão
– Consultas de pré-natal;
– Atendimento odontológico na gestação;
– Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
– Cobertura de exame citopatológico;
– Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
– Acompanhamento de pessoas hipertensas; e
– Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.