Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Por, assessoria de Bauru – A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Ambiental, iniciou um projeto piloto para tentar combater a Leishmaniose Visceral Americana em cães na cidade de Bauru.
O Diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Luiz Ricardo Paes de Barros Cortez é o responsável pelo projeto de pesquisa “Encoleiramento Inverso”, pioneiro no país, aprovado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, parceira da pesquisa, e Instituto Adolf Lutz. O projeto está sendo desenvolvido no Núcleo Isaura Pitta Garms, Parque Giansante e Chácara São João e pretende ser uma nova estratégia de controle da leishmaniose visceral americana na cidade utilizando coleiras impregnadas com deltametrina como alternativa para a eutanásia de cães. “Escolhemos estes dois bairros para serem trabalhados de formas diferentes por apresentarem características semelhantes, são afastados, possuem população canina grande e estão em região de mata”, informa Luiz Cortez.
Os cães que estão sendo diagnosticados portadores da Leishmaniose Visceral Americana, e que não estão apresentando sintomas da doença, recebem uma coleira e são monitorados pelos agentes do Controle de Zoonoses. O projeto tem a duração de um ano. Os dados científicos coletados neste período, caso sejam considerados positivos, serão encaminhados ao Ministério da Saúde, como proposta de alternativa para o combate da Leishmaniose.
“Hoje o método de combate a Leishmaniose, que é a eutanásia, não está se mostrando eficaz. O que contribui para isso é que o modo de ver os cães pelos proprietários mudou, e ele passou a ser considerado um membro da família, o que causa a recusa da eutanásia. Com essa pesquisa buscamos dados científicos de que a coleira pode evitar que o mosquito pique o animal. Esta pesquisa está sendo bem aceita pela população porque vem de encontro aos anseios dos proprietários e a ética do bem-estar animal”, explica o Diretor do Centro de Controle de Zoonoses.
Por seu pioneirismo e ao mesmo tempo por sua simplicidade e custo baixo, a pesquisa chamou a atenção do pesquisador PhD Jeffrey C. Luvall da NASA (Agência Nacional Americana), que desenvolve projetos em parceria com a Unesp de Presidente Prudente. O pesquisador estará na Secretaria de Saúde, às 8h, para conhecer o projeto.
O pesquisador norte-americano virá para a cidade na próxima sexta-feira, 27/4, às 8h, para conhecer a pesquisa e auxiliar, através de dados da NASA, na comparação das duas regiões envolvidas: região do Núcleo Isaura Pitta Garms e do Núcleo Gasparini, onde o controle está sendo realizado de acordo com as normas do Ministério da Saúde.