Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O site do COSEMS/SP publicará, nas próximas semanas, as oito experiências municipais premiadas na 15º Mostra Nacional ‘Brasil Aqui Tem SUS‘, celebrada durante o 34º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que aconteceu em Belém (PA), entre os dias 25 e 27 de julho de 2018. O estado de São Paulo contou com 40 trabalhos no evento, todos premiados no 8º Prêmio David Capistrano, realizado no decorrer do 32º Congresso do COSEMS/SP, em Rio Claro, em abril deste ano.
A troca de experiências exitosas é fundamental para a consolidação do trabalho das equipes de Saúde, assim como para o fortalecimento, construção e qualificação das ações realizadas no SUS. O COSEMS/SP parabeniza todos os trabalhos, vencedores ou não, que fazem o SUS crescer se fortificar!! Confira abaixo a experiência de Marília (SP):
CEREST Regional Marília em Ação: uma ação intersetorial em Saúde Mental e trabalho
O nexo causal e a notificação dos transtornos mentais relacionados ao trabalho é um desafio à saúde pública; a intervenção no ambiente de trabalho que adoece trabalhadores é complexa, especialmente na ocorrência sofrimento psíquico (multifatorial) e escassez de referências científicas para nortear a atuação. Desta forma, ações neste sentido são um avanço em Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.
O intuito do trabalho foi socializar experiência iniciada realização nexo causal de trabalhadora em sofrimento psíquico relacionado ao trabalho atendida pela psicologia do CEREST Marília, inspeção e intervenção intersetorial na empresa e avaliação da efetividade das ações.
O nexo causal segue o método apresentado por Beth Lima (2005), que privilegia a percepção dos trabalhadores quanto às vivências do ambiente de trabalho e a busca de evidências dos fatos que causam sofrimento; para isso realizou-se entrevistas semi-dirigidas (LAKATOS, 2003). Quanto à intervenção no ambiente, foi realizada uma visita técnica de inspeção com roteiro do CEREST, que acompanha todo processo produtivo utilizando registro audiovisual e revisão de documentação vinculada a segurança e saúde na empresa. Por fim, todo material que fundamentou as ações realizadas na empresa foi lido, discutido coletivamente pelo CEREST e averiguado por novas entrevistas semi-dirigidas com trabalhadores.
Resultados
Maria teve transtorno ansioso grave evoluindo para sintomas psicóticos relacionado ao trabalho. O caso levou o CEREST a realizar uma “busca ativa” para identificar outras pessoas com sofrimento mental na empresa identificando diversas queixas sobre o trabalho na empresa. Tal situação foi evidenciada em inspeção em ambiente de trabalho com o Ministério Público do Trabalho de Bauru, que contemplou a política de saúde e segurança no trabalho no ambiente laboral da empresa. A visita gerou parecer técnico e TAC do MPT levando a melhorias local com formação de líderes e prevenção de assédio moral; grupo de apoio aos trabalhadores e abordagem humanizada dos acidentes de trabalho.
Conclusões
Além da notificação de transtorno mental e da intervenção em ambiente de trabalho é fundamental a verificação qualitativa das ações realizadas pós-inspeção. Garantimos a efetividade das ações na qualidade de vida dos trabalhadores da empresa e a prevenção de ocorrências adoecedoras no ambiente laboral. Para isto é fundamental parcerias intersetoriais; assim o CEREST pode realizar ações de promoção, prevenção e assistência em Saúde do Trabalhador.
Autores
Daniela Maria Maia Veríssimo
Luciana Caluz Carvalho Pereira