Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A capital paulista recebeu as Oficinas de Formação de Multiplicadores Estaduais e Municipais para Implantação das atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) e processo de Microplanejamento. O encontro, promovido pelo ministério da Saúde (MS), foi realizado em duas turmas, a primeira entre os dias 31 de julho a 02 de agosto e a segunda de 02 até o dia 04 de agosto.
Estiveram presentes representantes das secretarias do MS, secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis), secretaria de Atenção Primária à Saúde e secretaria de Saúde Indígena, além de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), da área da Atenção Primária e da área de imunização, do nível central e das regionais. Profissionais dos munícipios sede das regionais do estado, também das áreas da atenção primária e de imunização marcaram presença.
“O microplanejamento é uma ferramenta de planejamento para sistematizar as ações de vacinação, seja ela uma ação de vacinação de campanha ou de rotina, para que as ações sistemáticas ocorram o tempo todo. Assim teremos maior efetividade nas campanhas de vacinação e garantir de fato nosso grande objetivo que é a melhoria das coberturas vacinais”, explicou Ana Catarina de Melo, coordenadora geral de Coordenação Científica de Imunização, do Departamento Nacional de Imunização.
De acordo com Ana Catarina, foi trabalhado dentro da Oficina preparação das equipes para a análise de situação de saúde da localidade, como a identificação das necessidades, tanto de insumos quanto de recursos humanos, identificando as populações vulneráveis e, com isso, estabelecendo quais são as melhores estratégias de vacinação daquela localidade. Lembrando que a base do microplanejamento é o território. “Depois disso a orientação para colocar em prática as ações de vacinação e trabalhar o monitoramento dessas ações para identificar se as ações foram efetivas, se de fato atingimos o objetivo proposto”, completou a coordenadora.
A ideia do microplanejamento é ofertar uma ferramenta para os municípios do estado de São Paulo e sistematização dessas ações para que as ações realizadas por esses municípios sejam efetivas e que consigam incrementar a cobertura vacinal existente com o intuito de garantir a cobertura das metas estabelecidas para a grande maioria das vacinas, que são de 95%.
“O COSEMS/SP está participando da Oficina. O encontro está sendo importante, pois apresenta uma metodologia que vai colaborar para que os municípios sistematizem as ações de vacinação, com planejamento e avaliação. Os municípios já realizam planejamento de suas ações, mas esta metodologia pode ajudar na organização do planejamento, em identificação de áreas prioritárias, planilhamento das ações para efetivo acompanhamento e avaliação, bem como pode ser um instrumento de articulação política e técnica com diferentes setores de gestão do território”, ressaltou Brigina Kemp, assessora técnica do COSEMS/SP.
Ana Catarina destacou que os municípios paulistas podem contar com o Departamento Nacional de Imunizações. “Estamos à disposição e empenhados para a melhoria das coberturas vacinais, trabalhando com foco na melhoria dos sistemas de informação e na regularização dos estoques, fomentando o treinamento de microplanejamento e com isso avançar na melhoria das coberturas vacinais. Contamos com vocês”, disse.
A partir deste encontro serão desencadeadas outras Oficinas para capacitar todos os municípios do estado na utilização da metodologia de microplanejamento e Implantação das atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). Em breve traremos mais informações.