Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Foi realizado no dia 30 de maio, em Campinas/SP, a 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia. Amanhã vai ser outro Dia”. O objetivo do encontro é preparar diretrizes para que o Estado de São Paulo contribua para o sucesso da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Os debates preparatórios são essenciais para que os cidadãos e cidadãs que utilizam os sistemas de saúde locais contribuam na elaboração do Plano Estadual de Saúde de São Paulo.
Estiveram presentes, representando o COSEMS/SP, Mônica Macedo Nunes, e a assessora técnica Ermínia Ciliberti.
A conferência estabeleceu um paralelo entre os eixos temáticos da 17ª Conferência Nacional de Saúde e temas correspondentes propostos pela Comissão Organizadora da 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo. A intenção é estimular os diálogos, desenvolver os debates e o aprofundamento de questões delicadas e urgentes e em relação ao Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo. Foram abordados os seguintes tópicos, em quatro eixos:
Eixo I “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”: sugere uma reflexão sobre o que sociedade e governo precisam para alcançar a qualidade de vida para nossa Nação.
Eixo II “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”: propõe uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento da cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do Estado.
Eixo III “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”: promove um debate sobre a defesa de um Sistema Único de Saúde universal, 100% público, com equidade no acesso às ações e serviços de saúde, integralidade do cuidado e financiamento adequado e suficiente.
Eixo IV “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”: dá a oportunidade para debater a gestão do trabalho como eixo organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustada às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, trará para a gestão das políticas públicas do País.
A conferência está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=cMb9AqB0Tas