Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. (BRASIL, 2024, Programa Saúde nas Escolas). O programa visa promover, no ambiente escolar, um trabalho conjunto entre atenção primária e educação através de atenção, promoção e prevenção a saúde. O PSE conta com algumas ações pactuadas como metas, são elas: ações para combate ao Aedes Aegypti, promoção da atividade física, prevenção a dependência química, promoção a cultura da paz, prevenção a violência e acidentes, promoção da saúde bucal, verificação e atualização da situação vacinal, promoção da alimentação saudável, direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS e prevenção do COVID19. Logo, nota-se uma união de diversos profissionais da ESF em conjunto com profissionais da educação para melhora da qualidade de vida da criança e do adolescente assim como busca promover acolhimento e conscientização aos estudantes com temas que abordam situações como saúde mental, gestação na adolescência e direito sexual.
O PSE foi idealizado através de 5 componentes: Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública; promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à saúde. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) integra-se a esse componente ; Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens; Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes; Monitoramento e Avaliação do Programa.((BRASIL, 2024, Programa Saúde na Escola: saiba mais). Com isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar a importância e, concomitantemente, mapear os desafio gerais de implantação do programa, a fim de inserir o programa de forma eficaz na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Jardim Acácio, tendo em conta as singularidades do território.
Ao identificar a necessidade do PSE durante a rotina de atendimento na UBS Jardim Acácio para promoção de saúde em ambiente escolar, foi realizada uma revisão bibliográfica focada em entender suas premissas, objetivos, e desafios. Com isso, foram selecionados artigos acadêmicos, relatórios oficiais e diretrizes sobre o PSE. Através das informações coletadas, foi possível identificar os principais fundamentos do programa e as metas para melhorar a promoção da saúde nas escolas. Além disso, foram examinados os desafios comuns na implementação do programa e estratégias para superá-los. Com base nessa revisão, foram formuladas recomendações para uma implementação eficaz do Programa Saúde na Escolas nas escolas situadas na região de abrangência da UBS Jardim Acácio, atendendo aos desafios e singularidades da região.
Foram analisadas as escolas pertencentes a área de abrangência da UBS Jardim Acácio, que conta com cinco escolas sendo três municipais, EPG Jean Piaget, EPG Edson Alves da Costa e EPG Lino Ferreira de Oliveira, e duas estaduais, EE Milton Cernach Prof e EE Rinaldo Poli Prefeito. Dessas escolas, contamos com uma creche EPG Edson Alves da Costa, com cerca de 240 alunos do primário em período integral, EPG Jean Piaget com 870 alunos do ensino fundamental, EPG Lino Ferreira de Oliveira com 248 matriculas da educação infantil, já para o ensino fundamental e médio – do 6º ao 9º ano e da 1ª a 3ª série temos o EE Rinaldo Poli Prefeito com 941 estudantes e a EE Milton Cernach Professor com 371 estudantes do ensino médio. Como temas pré definidos do PSE temos ações para prevenção e combate ao covid19 e dengue, alimentação saudável e promoção da atividade física, prevenção da violência e acidentes, dependência química, saúde mental e promoção da cultura de paz, e saúde sexual com o público alvo para crianças e adolescentes. Podemos notar melhor aproveitamento dos temas para crianças do ensino fundamental II e ensino médio, também podemos observar resistência por parte da diretoria e muitas vezes dos pais dos alunos para tratar de temas como dependência química e saúde sexual para com alunos de séries menores.
Posto isso, para implementação de um projeto de suma importância como PSE esbarramos em desafios como a troca frequente do quadro de funcionários, assim como a resistência da abordagem de certos temas mesmo sendo extremamente importante e necessário na geração atual, fazendo-se necessário o alinhamento entre as pastas da educação e saúde para melhor aproveitamento das ferramentas dispostas por esse projeto, buscando melhorias nos índices gerais como gestação na adolescência, violência e prevenção de doenças.
Programa de saúde da escola, desafios, UBS.
CAMILA FLÁVIA MATUDA CABRAL, CAMILA ESTEVES FIGUEIRA