Quem Somos

A Estratégia de Apoio do COSEMS/SP foi implantada em 2007, com o objetivo de implantar o Pacto pela Saúde e, completa neste ano, 15 anos de atuação junto às Regiões de Saúde. Conta hoje com 31 apoiadores para as 62 Regiões de Saúde no estado de São Paulo, coordenada por uma assessora técnica, que tem como uma das suas funções, coordenar a Estratégia, com o apoio de uma Facilitadora que apoia especificamente a referida coordenação.

Conta ainda com um Grupo Condutor da Estratégia de Apoio, com participação da Coordenação do Apoio e membros da diretoria, com o objetivo de acompanhar, junto à Coordenação do Apoio, a Estratégia Apoiadores.

Participa do Projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS, com parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) desde 2017 e, em 2021, a inclusão de mais um parceiro, o Hospital Beneficência Portuguesa, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Atua de forma alinhada com as diretrizes e prioridades do COSEMS.  É considerada como uma das estratégias do COSEMS/S para a execução do Plano de Ação definido pela diretoria, elaborado a partir da Carta aprovada pelos 645 Secretários Municipais do estado de São Paulo, em Assembleia, no Congresso anual da entidade. É reconhecida como uma das estratégias mais potentes na garantia da capilaridade, articulação e processos de Educação Permanente junto aos gestores municípios.

Seu papel é potencializar a capacidade da gestão municipal, por meio de diferentes arranjos, no sentido de apoiar, formar, qualificar e fortalecer os Secretários Municipais de Saúde e equipe técnicas municipais, participando e acompanhando as CIR, Câmaras Técnicas, Grupos Técnicos Regionais e outras reuniões estratégicas no território. Tem sido fundamental para a consolidação e fortalecimento das Regiões e Instâncias de Pactuação regional no estado de São Paulo.

Os apoiadores disponibilizam informações e subsídios técnicos aos gestores, debatem os problemas de saúde dos municípios e da Região, pactuando e alinhando posições municipais.

Atuam também com os gestores e equipes técnicas visando um processo de educação permanente para aumentar a capacidade técnica e política municipal, fortalecer a governança local, aumentar o conhecimento do SUS sobre a Regionalização, Responsabilidade Sanitária dos entes federados, Instrumentos de Planejamento, Redes de Atenção, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Financiamento, entre outros pontos relevantes do Sistema Único de Saúde.

Destaca-se a importância de seu papel como canal de comunicação e aproximação com o COSEMS/SP, seja levando informações e decisões estratégicas para os secretários ou trazendo questões e problemas da Região para discussão na reunião mensal do Conselho de Representantes Regionais do COSEMS/SP, que acontece mensalmente entre a Diretoria e os RR das 62 regiões de saúde do estado.

Mapa de cobertura: https://www.cosemssp.org.br/area-do-apoiador/mapa-interativo-de-cobertura/

Acesse aqui as Diretrizes Atribuições Orientações Administrativas e Financeiras da Estratégia Apoiadores COSEMS SP.

Avaliação e acompanhamento das ações do Apoio

As ações do Apoio são acompanhadas e avaliados pela Coordenação do Apoio tendo como subsídio Relatórios de Atividades e Relatórios Analíticos, individuais e regionais, elaborado pelos Apoiadores.

Relatório de Atividade –
Abordagem quantitativa com registro das atividades realizadas pelo Apoiador durante o mês anterior, os locais e datas correspondentes. Tem como principal objetivo apontar para a área administrativa e financeira, a quantidade e valores das diárias a serem pagas ao Apoiador, segundo critérios e paramentos definidos, e mediante autorização da Coordenação do Apoio.

Relatórios Analíticos

1. Relatório Analítico Individual – RELATÓRIO ANALITICO INDIVIDUAL

Abordagem qualitativa e elaborado individualmente por cada Apoiador (a) com entrega bimestral. Tem como objetivo de reflexão crítica sobre suas ações de apoio nas Regiões de Saúde e as discussões junto com a Coordenação de Apoio, para reflexão e avaliação do seu apoio nas Regiões de Saúde. Deve dialogar com as ações do Plano de Ação da diretoria do COSEMS/SP e as ações do panejamento da Estratégia Apoiadores, de âmbito estadual e regional, bem como trazer uma análise reflexiva técnico-política pelo apoiador(a) sobre as ações de Apoio, apontando necessidades singulares de Apoio para a Região e necessidades de Apoio ao apoiador

O referido Relatório é base para elaboração do Relatório Analítico Regional, com registro construído pelos apoiadores, das Regiões de Saúde da área de abrangência do Departamento Regional de Saúde – DRS/SES.

2. Relatório Analítico Regional – RELATÓRIO ANALITICO REGIONAL
Abordagem qualitativa e elaborado pelos apoiadores das Regiões de Saúde da área de abrangência dos DRS, com apresentação bimestral. Tem como objetivo apresentar informações e propostas estratégicas de Apoio para as Regiões de saúde. Subsidiará a elaboração de um Relatório Estadual e por área de abrangência dos DRS/SES para apresentação e discussão junto à diretoria.
Por fim, propiciar espaço de discussão, reflexão e acompanhamento entre os (as) Apoiadores (as), sobre o planejamento das ações de apoio nas Regiões de Saúde da área de abrangência do DRS/SES, realizado pelos apoiadores.