Para eliminar ou diminuir drasticamente os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, membros do COSEMS/SP, em conjunto com a da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), Defesa Civil, Exército Brasileiro e Polícia Militar, se reúnem semanalmente para atualizar informações e planejar estratégias para enfrentar esta situação (foto – Rio Claro/SP).
Estão programados mutirões todos os sábados, até o final de abril, com apoio da SES/SP, forcas armadas, defesa civil e voluntários. Os voluntários poderão se inscrever por meio do link: http://www.aedes.emplasa.sp.gov.br.
Na última semana, 260 cidades da região de Sorocaba e Campinas realizaram atividades. Foram visitados 235.638 imóveis, 156.998 trabalhados (66,6%), 76.636 fechados (32,4%), se recusaram 2.004 (0,9%) e identificadas larvar em 1,3 % dos trabalhados. A força tarefa reuniu 7 mil agentes municipais, 6 mil voluntários e 482 funcionários estaduais.
O estado de São Paulo apresenta mais de 16.328.000 de imóveis e ateé o momento já atuou diretamente em 23 % desse total. De acordo com a sala de situação nacional, é protagonista dessa ação. Um excelente esforço de mobilização das gestões municipais de Saúde do estado (foto – Cordeirópolis/SP).
Dos 645 municípios paulistas, 429 apresentaram casos de dengue e 29 destes estão em estado de emergência. Ao todo, 109 estão em alerta, 291 em estágio inicial e 216 silenciosos (sem casos).
Dia 13 de fevereiro 356 municípios receberão apoio das forcas armadas em uma ação colaborativa para esclarecimentos sobre dengue e focos do mosquito.
Iniciativa da capital paulista
"Para 2016, a prefeitura de São Paulo adotou diversas ações para o combate do mosquito Aedes aegypti, dentre elas, foi à criação da Lei nº 16.273/15 que, entre outras medidas, autoriza o ingresso forçado aos imóveis abandonados ou desabitados onde seja verificada situação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus. Devemos combater os focos do mosquito para que não tenhamos novos criadouros.
Esta medida ainda não foi utilizada na cidade, mas acredito que o fato de tê-la, fez com que as pessoas ficassem mais conscientes que a prevenção não depende apenas do poder público. Juntos, população e prefeitura devem fazer o combate ao Aedes, uma vez que 85% dos criadouros estão dentro das residências.
Uma medida como esta, que hoje foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, no âmbito nacional, como medida provisória, certamente vai ajudar no combate e vai unir população e governos para que possamos vencer essa batalha", Alexandre Padilha, secretário municipal de Saúde de São Paulo.
Ações municipais pelo estado
Para promoção das ações municipais, o COSEMS/SP disponibilizou na página da rede social Facebook, espaço para divulgação das mobilizações. Envie fotos e informações para o e-mail comunicacao@cosemssp.org.br e divulgaremos! (foto – Luis Antônio/SP).
Muitas cidades já enviaram imagens! Irapuã, Jundiai, Rio Claro, Cordeiropolis, Barbosa, Luiz Antônio, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes, Mairinque, regiões da Baixada Santista, Vale do Ribeira e Metropolitana de São Paulo.