Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
Domingou Inclusivo é uma iniciativa da Prefeitura de Mauá, realizada por meio da Secretaria da Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A ação contou com a colaboração de diversas secretarias municipais, como Saúde, Educação, Mobilidade Urbana e Esporte. O Domingou Inclusivo é uma excelente oportunidade para destacar a importância da inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiências. Reforçando o compromisso da cidade com igualdade e oportunidade, é fundamental que ações como essas promovam o acesso a serviços essenciais, garantindo que todos independentes de suas condições, possam participar ativamente. O uso racional de medicamentos que aborda a automedicação e o uso consciente de medicamentos, é um tema que merece atenção, já que praticas inadequadas podem acarretar riscos a saúde. Desta forma, o jogo de tabuleiro, de forma interativa e educativa, incentiva a reflexão sobre atitudes que contribuem para o uso racional de medicamentos, uma vida mais saudável e a importância de cuidados preventivos de forma a promover a acessibilidade e inclusão.
OBJETIVO GERAL Promover a conscientização sobre a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. OBJETIVO ESPECÍFICO Incentivar a integração social e a eliminação de barreiras físicas. Além disso, busca-se educar a população sobre questões de saúde, com foco na promoção de hábitos saudáveis e no uso responsável de medicamentos, por meio de atividades interativas e dinâmicas. Trabalhar conceitos relacionados a saúde, medicamentos, uso racional de medicamentos, automedicação, alimentação adequada, assim como hábitos e atitudes para uma vida mais saudável.
A metodologia adotada para a realização do Domingou Inclusivo foi fundamentada em uma abordagem participativa, com o intuito de envolver ativamente os participantes em atividades educativas e práticas. O evento contou com uma série de ações organizadas ao longo de seu desenvolvimento. Dentro da programação, a Assistência Farmacêutica organizou um jogo de tabuleiro chamado Trilha da Saúde disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para conscientizar os participantes sobre temas relacionados à saúde, como o uso racional de medicamentos, automedicação, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. A dinâmica do jogo foi planejada para ser envolvente e educativa, proporcionando aos participantes uma forma divertida e interativa de aprender sobre o uso racional de medicamentos. Além disso, o jogo permite que o farmacêutico esclareça dúvidas, promovendo um aprendizado contínuo. Para jogar, os participantes sorteiam entre si a ordem de jogada. Temos as seguintes possibilidades para as casas onde o peão parará: • Casa que contém número: nesse caso apenas passa a vez e aguarda a próxima rodada. • Casa com “?”: um jogador retira uma carta, lê em voz alta e responde. Com a resposta correta, jogará mais uma vez os dados. Caso a resposta esteja incorreta passa a vez. O farmacêutico pode comentar as respostas. • Casa com a letra At: lê em voz alta a atitude, que poderá ser positiva ou negativa. É o vencedor, o jogador que chegar primeiro ao final da trilha.
O evento alcançou um grande público de pais e crianças, com a participação ativa de pessoas com deficiência e da comunidade em geral. A ação contribuiu para a sensibilização da população sobre a importância da acessibilidade e a inclusão social, além de promover a educação em saúde de maneira dinâmica e divertida. O jogo Trilha da Saúde foi bem recebido, principalmente pelo público infantil, com os participantes expressando satisfação em aprender sobre cuidados com a saúde de forma interativa.
“Domingou Inclusivo” foi um marco na promoção da inclusão e da acessibilidade em Mauá. O evento demonstrou o compromisso da Prefeitura em criar uma cidade mais inclusiva e sensibilizada para as questões de acessibilidade e saúde. A participação das diversas secretarias municipais e o apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência foram fundamentais para o sucesso da ação. O uso de metodologias inovadoras, como o jogo Trilha da Saúde, mostrou-se eficaz na disseminação de conhecimento sobre o uso racional de medicamentos. É essencial que eventos como este se repitam, fortalecendo a rede de apoio e criando um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os cidadãos.
inclusão, acesso, uso racional de medicamentos.
DANIELE CESTARI MARINO OLIVEIRA, JOSÉ WILSON BARRETO, JÚLIA EIKO TERUYA, PRISCILA RICO DA LUZ LOUREIRO, ALESSANDRA PEREIRA OLIVEIRA SCAPINELLI