Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A Seção de Captação e Doação de Órgãos e Tecidos ( SECAPT ) da Secretaria de Saúde de Santos em seu escopo, atua na sensibilização da população e todos os profissionais das diferentes áreas. E nesse contexto oferece palestras durante todo o ano para conhecimento técnico de todo o processo, desfazer mitos e crenças populares; assim como buscar multiplicadores do conteúdo e reduzir a lista de espera dos órgãos. A educação leva a conscientização sobre o tema e interfere na decisão de comunicar aos familiares o desejo da doação.
No curso de Psicologia da UNISANTA o tema da MORTE é abordado como um dos aspectos da Finitude e nesse contexto a SECAPT foi inserida para a sensilização sobre Doação de Órgãos . Outro objetivo deve-se a importância da atuação do psicólogo em todos os momentos do processo de Doação e Transplante, desde como multiplicadores do tema, no acompanhamento do doador e família deste, como também ajuda na compreensão da morte encefálica e auxilia na ressignificação do luto.
As atividades de sensibilização foram realizadas no Auditório da Faculdade UNISANTA com os alunos da Psicologia dos períodos diurno e noturno, em um dia do mês de setembro, nos anos de 2023 e 2024. Os métodos utilizados foram: exposição verbal sobre a atuação da SECAPT; demonstração de todo o processo de doação e captação segundo á legislação específica; exemplificação de casos; ilustração através de slides e interação com diálogos esclarecendo dúvidas e mitos.
As sensibilizações foram realizadas no mês de setembro dos anos de 2023 e 2024 , mês alusivo ás comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil. Ano 2023.- Diurno 54 + Noturno 50 = Total: 104 Ano 2024- Diurno 58 + Noturno 66 = Total: 120
Apesar da morte ser parte do processo natural da vida, ela ainda se apresenta como algo temido e distante nas conversas, seja pelos familiares ou pelas equipes de saúde que assistem os pacientes. Nestas sensibilizações foram criados espaços de trocas com os alunos da Psicologia possibilitando não só reflexão sobre tema morte, como retirada de dúvidas sobre doação de órgãos, e inseri-los adequadamente como prováveis integrantes de uma equipe de CIHDOTTs (Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante). Faz-se necessário o aprimoramento dos profissionais para que possam auxiliar de forma adequada a família do potencial doador na tomada de decisão mais assertiva e de acordo com os seus valores.
DOAÇÃO DE ÓRGÃO, CAPTAÇÃO DE ÓRGÃO, SENSIBILIZAÇÃO
MARIA DE FÁTIMA SILVA, ANA PATRÍCIA GONÇALVES ARAÚJO, DANIELLE CALIANI BARBOSA MACHADO, ROSEANE CARLOS CORDEIRO, ANA PAULA URSINI AYRES