Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A promoção da saúde, no âmbito da Atenção Primária em Saúde, emerge como uma estratégia vital na prevenção de doenças e na construção de comunidades mais saudáveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a promoção da saúde consiste em capacitar as pessoas a aumentar o controle sobre sua própria saúde e, assim, melhorar sua qualidade de vida (WHO, 1986). No contexto atual, onde a carga global de doenças crônicas não transmissíveis é significativa, a implementação efetiva de programas que incentivem práticas saudáveis assume um papel crucial para a saúde pública. A Atenção Primária é o cenário ideal para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, por seu caráter preventivo e pelo potencial de abordagem integral do paciente. Estudos evidenciam que intervenções nesse contexto, voltadas para a promoção de atividade física e hábitos alimentares saudáveis, não apenas reduzem a incidência de doenças crônicas, mas também contribuem para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar geral da população (Eakin et al., 2000; Swinburn et al., 1999). Diante desse panorama, o projeto Primeiros Passos busca promover a saúde física e mental por meio da prática regular de caminhadas. A atuação de uma equipe multidisciplinar, composta por educador físico, nutricionista e psicólogo, reforça a interdisciplinaridade como estratégia eficaz, indo ao encontro das diretrizes preconizadas pelo SUS (Brasil, 2012).
Promover a saúde física e mental dos participantes. Incentivar a prática regular de atividade física. Fornecer informações nutricionais para melhorar os hábitos alimentares. Oferecer suporte psicológico para lidar com as mudanças de rotina e desafios emocionais relacionados à saúde. Reduzir a ansiedade e promover o bem-estar físico e mental. Estimular a integração social
O projeto teve duração de seis meses, durante os quais foram implementadas estratégias multifacetadas para promover a saúde física e mental dos participantes. Para monitorar o progresso ao longo do projeto, na primeira semana, os participantes foram submetidos a uma avaliação que incluiu medições de peso, altura, Índice de Massa Corporal, circunferência abdominal e do quadril, além de verificações de pressão arterial e glicemia. As atividades principais consistiram em caminhadas regulares, realizadas nas manhãs das quartas e sextas-feiras, onde também foram realizados alongamentos para aprimorar a flexibilidade e evitar lesões, supervisionadas pelo educador físico. Um grupo no WhatsApp foi criado para manter a comunicação constante entre os participantes, onde eram enviados informativos sobre alimentação saudável e saúde mental, além de fotos dos encontros que eram registradas, promovendo um ambiente virtual de apoio e incentivo. Ao término do projeto, todos os participantes foram reconhecidos com certificados em um café da manhã saudável. Um livro contendo receitas saudáveis enviadas pelos caminhantes foi entregue. Foram concedidas medalhas de participação aos participantes que alcançaram os melhores resultados, incluindo maior perda de peso, maior redução de circunferência, melhor controle da pressão arterial e maior assiduidade. Essa estratégia de reconhecimento visou incentivar a excelência individual e reforçar a importância do comprometimento ao longo do processo.
Ao término do projeto, os depoimentos dos participantes revelaram não apenas os impactos físicos, mas também os benefícios emocionais que permearam essa jornada de saúde e bem-estar. Os caminhantes destacaram o bom convívio com o grupo e amizades feitas, evidenciando a importância do suporte social na promoção da saúde. Expressaram gratidão pela boa instrução da equipe, reconhecendo a expertise dos profissionais envolvidos. A melhora no sono foi citada como um ganho significativo, indicando que a atividade física regular influenciou positivamente não apenas o corpo, mas também a qualidade do descanso. Além disso, observou-se uma melhora na capacidade física e mental, corroborando a interação positiva entre atividade física e saúde mental. Os participantes relataram uma diminuição da ansiedade, evidenciando o impacto positivo das atividades propostas. O aumento da disposição e mais animação durante sua rotina reflete não apenas uma mudança física, mas uma transformação no ânimo diário. O controle da glicemia foi apontado como um resultado tangível, sinalizando a eficácia da abordagem multidisciplinar. Em síntese, os depoimentos relataram gratidão pela equipe, ressaltando a dedicação e empatia que permearam todo o projeto. Essas vivências testemunham não apenas os efeitos físicos da caminhada, mas também os vínculos sociais fortalecidos e as transformações emocionais alcançadas por meio dessa experiência terapêutica com o SUS.
A abordagem interdisciplinar e intersetorial é crucial para o êxito de projetos de promoção de saúde, pois reconhece a complexidade do conceito de saúde. A interação entre profissionais de diferentes áreas enriquece a compreensão integrativa, permitindo a oferta de cuidados abrangentes. Saúde, indo além do aspecto físico, abraça componentes mentais e sociais. Assim, ao adotar uma abordagem colaborativa, buscamos ampliar o impacto, indo além da simples ausência de doenças. A integralidade, princípio central do Sistema Único de Saúde, assegura uma assistência que contempla não apenas o aspecto curativo, mas também o bem-estar integral do indivíduo e da comunidade, considerando suas dimensões físicas, mentais e sociais.
Caminhada, Saúde Mental, Saúde Física
Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes, Thatiane Pontes de Oliveira Takaki, Jefferson da Silva Araújo