Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
A assistência farmacêutica do município de Rincão conta hoje com uma farmácia em anexo ao Centro de Saúde III e uma farmácia no PSF Taquaral ambas realizam distribuição gratuita a toda população adscrita de todos os medicamentos dos três componentes da assistência farmacêutica, auto custo e medicamentos adquiridos através do Departamento Social do município. O objetivo de se implantar a farmácia clínica no município foi devido à alta demanda trazida pelos profissionais da rede de Atenção Básica do uso incorreto dos medicamentos prescritos, automedicação, interações medicamentosas, falta de adesão ao tratamento contínuo dos medicamentos básicos das DCNT, assim como tratamento contínuo de psicotrópicos e economicidade. Assim com a implantação da farmácia clínica foi direcionada uma farmacêutica que realizou o acompanhamento através de visitas domiciliares para os pacientes inicialmente de maior necessidade (idosos, acamados, psiquiátricos e pacientes de alta vulnerabilidade), para aumentar a abrangência em 100% do município. O intuito através das visitas foi conhecer as necessidades e dificuldades de adesão ao tratamento desses pacientes, a organização dos medicamentos e horários de administração, orientação sobre o risco da automedicação, interações medicamentosas, recolhimento de medicamentos vencidos, e estoque indevido de medicamentos em residências, conseguindo assim aumentar a adesão aos tratamentos clínicos mais adequados, diminuindo assim o número de óbitos.
O principal objetivo da implantação da farmácia clínica foi levar as equipes até as residências dos pacientes, para atender áreas afastadas das unidades de saúde, gerando maior acessibilidade aos pacientes na recuperação e prevenção da saúde, trazendo economicidade e melhor dispensação. Outro fator importante foi acolher e trabalhar junto com a comunidade que após a pandemia foram obrigadas a ceifar o convívio social por um longo período, trazendo grande perda no vínculo entre paciente-comunidade-profissionais de saúde. Após a avaliação dessa alta em doenças crônicas e/ou agudas e doenças mentais foi verificado que o trabalho com profissionais multidisciplinares auxiliou as equipes de APS a resgatar pacientes que abandonaram os tratamentos e que apresentam maior gravidade da doença, recuperando os indivíduos do tratamento unicamente medicalizado e promovendo a prevenção dessas doenças mentais disseminando o conhecimento entre as crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Inicialmente o projeto foi apresentado a todos os profissionais vinculados a rede municipal de saúde, após foi iniciado um levantamento de pessoas idosas, acamadas, em tratamentos psiquiátricos e de alta vulnerabilidade, os tipos de medicamentos utilizado nos tratamentos desses pacientes e principalmente as dosagens prescritas, como também o trabalho em conjunto com a equipe médica para uso e substituição dos medicamentos conforme disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde quando houver a falta do princípio ativo. Após esse levantamento foi realizado a separação desses medicamentos por profissionais da farmácia municipal conforme prescrição médica individual e em seguida a farmacêutica passou a realizar as entregar nas residências, orientando e acompanhando o uso correto desses medicamentos, recolheu medicamentos vencidos e em excesso, organizou os medicamentos por horário para os pacientes reforçando a necessidade de seguir corretamente o tratamento. O Projeto de farmácia clínica foi apresentado e implantado em conjunto com a equipe de Atenção Básica, dentro dos territórios das ESFs e EAP, para um acompanhamento e conhecimento das micro áreas de maior vulnerabilidade dentro de cada território.
Inicialmente o projeto foi apresentado a todos os profissionais vinculados a rede municipal de saúde, após foi iniciado um levantamento de pessoas idosas, acamadas, em tratamentos psiquiátricos e de alta vulnerabilidade, os tipos de medicamentos utilizado nos tratamentos desses pacientes e principalmente as dosagens prescritas, como também o trabalho em conjunto com a equipe médica para uso e substituição dos medicamentos conforme disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde quando houver a falta do princípio ativo. Após esse levantamento foi realizado a separação desses medicamentos por profissionais da farmácia municipal conforme prescrição médica individual e em seguida a farmacêutica passou a realizar as entregar nas residências, orientando e acompanhando o uso correto desses medicamentos, recolheu medicamentos vencidos e em excesso, organizou os medicamentos por horário para os pacientes reforçando a necessidade de seguir corretamente o tratamento. O Projeto de farmácia clínica foi apresentado e implantado em conjunto com a equipe de Atenção Básica, dentro dos territórios das ESFs e EAP, para um acompanhamento e conhecimento das micro áreas de maior vulnerabilidade dentro de cada território.
A rede de Atenção Primária a Saúde tem como objetivo repensar a lógica do processo saúde-doença e cuidado desconstruindo o processo médico centrado, a dependência do indivíduo com os profissionais de saúde e a medicalização. As ações estratégicas e a farmácia clínica implantadas no município tem o intuito de ampliar a busca e o acesso a novas ferramentas para desenvolver a prevenção e a recuperação da saúde de forma individual e/ou coletiva, assim como também reorganizar a assistência farmacêutica no município. Por isso a implantação da Farmácia Clínica em Casa desenvolveu atividades e atendimentos a toda população principalmente as afastadas das unidades de saúde.
Farmácia, ESFs, EAP
André Chierice