Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Núcleo Ensino-Serviço em Saúde da Atenção Secundária (NESS DGAS) surgiu em 2021 em fortalecimento à Educação na Saúde, no eixo de Integração Ensino-Serviço em âmbito ambulatorial, com a finalidade de facilitar os processos de trabalho em prol de qualidade da assistência e cuidado integral em saúde. Ressalta-se à importância do trabalho interprofissional neste cenário (profissionais/preceptores, instituições de ensino (IE), estudantes e gestão) à produção de saúde. Em 2022, o NESS-DGAS recebeu a incumbência pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria de Saúde do Município de Osasco para também acompanhar os processos de integração ensino-serviço aos estudantes de Medicina nos cenários de práticas da Policlínica, já presentes outros Cursos Técnico e Graduação nas áreas de Enfermagem e Nutrição. Nesse contexto, considerando a integração ensino-serviço como essencial na articulação interprofissional visando a excelência da formação e a qualidade do trabalho em saúde, o desafio justificou-se pela necessidade em contribuir à expansibilidade dos cenários de práticas frente ao expressivo número de estudantes no Município, propiciar fortalecimento ao Serviço, maior envolvimento dos atores “preceptores”, melhor compreensão da integralidade dos níveis de atenção e relações interprofissionais. Frente ao relato, destaca-se o uso, em todo o processo de ações para a sensibilização, acolhimento e comunicação entre os envolvidos.
– Implantar e implementar a integração dos estudantes do Curso de Medicina nos cenários de práticas na Atenção Secundária, em um ambulatório de especialidades. – Melhorar a integração ensino-serviço, contribuindo e articulando ao desenvolvimento do pensamento reflexivo para o cuidado integral à saúde, através das relações interprofissionais.
O trabalho teve como público-alvo os estudantes dos Cursos de Graduação em Medicina, Nutrição e Enfermagem e os profissionais/preceptores/gestores inseridos nos Serviços de Saúde Policlínica Dona Leonil Crê Bortolosso (Zona Norte) e Policlínica Dr. João Domingos Correa (Zona Sul) – Município de Osasco, durante o período de 07/2022 a 10/2023. Utilizou-se da técnica de problematização para ambas as fases de Implantação/implementação e Articulação à melhoria dos processos de integração ensino-serviço: .1 – Observação do cenário; 2 – Apresentação e discussões com Gestão Municipal/Local para adequação e atendimento aos recursos necessários; 3- Abordagem aos preceptores/IE; 4 – Planejamento e Organização de fluxos em Serviço (Orientações, disposição dos espaços e consultórios; realização de planilhas setoriais prévias para direcionamento;; controle entrada/saída; minimização de trânsito local; estruturação de atividades multiprofissionais e participação em ações propostas – Calendário da Saúde; 5 – Avaliação (conversas com os profissionais/preceptores/estudantes), aplicação de instrumentos para avaliação dos Serviços, apresentação dos resultados à Gestão Municipal / Local, 6 – Reavaliação, se necessária.
Em mensurações realizadas pelo Serviço, obtivemos no 2ºsem/2022 média de 1300 estudantes em circuito com 26 preceptores envolvidos às diversas especialidades. Em 2023, a média de circulação estimada foi de 2000 estudantes com 28 preceptores. Estruturou-se os aspectos positivos e não positivos em duas categorias 1) Ensino e 2) Serviço. 1) Ensino: Empiricamente foram levantados através da observação e conversas com os atores, aspectos positivos na proximidade estudante/Serviço, relação de ambiente seguro e organizado, propiciando motivação ao desenvolvimento das ações propostas; possibilidade de correlação às ações vistas em outros cenários permitindo melhor compreensão de referência e contrarreferência, regulações etc. Em aspecto não positivo, foi levantado o distanciamento das IE com os preceptores nos cenários de práticas dificultando a comunicação. Nota-se presença da visão hospitalocêntrica na chegada aos cenários de práticas, porém quando apresentada e trabalhada a proposta do modelo de cuidado integral à saúde, essa visão é desconstruída.2) Serviço: São fatores positivos a utilização de ferramentas de gestão para inserção e condução aos objetivos com qualidade da assistência, sobretudo à sensibilização e acolhimento, adequação da agenda dos profissionais preceptores sem comprometer os atendimentos às necessidades do usuário e da estrutura física em suporte acadêmico, oportunidade do trabalho interprofissional, motivação ao aprimoramento e valorização profissional.
Muitas foram as mudanças percebidas em relação a inserção dos estudantes nos cenários de práticas da Atenção Secundária, bem como, suas contribuições associadas ao processo de trabalho, possibilitando melhorias ao ensino-serviço. O NESS em articulação com os profissionais/preceptores/estudantes/gestão fomenta o interprofissionalismo através da prática colaborativa, ou seja, diferentes áreas em busca de um objetivo comum, em construção à produção de saúde, permitindo uma visão ampla e complexa ao cuidado. Baseando-se na preconização pelo Ministério da Saúde à atenção da formação no processo de trabalho, possibilitando transformações às práticas profissionais e organização do próprio trabalho, através da efetiva participação e problematização no processo e capacidade em proporcionar acolhimento e cuidado às várias dimensões e necessidades em saúde das pessoas, sugere-se trabalhar de forma constante os conceitos que envolvem a integração ensino-serviço para melhor compreensão e adesão aos processos.
Educação Permanente, Integração Ensino-Serviço
Alessandra de Lara Lima Moises, Rodrigo Augusto Batista Lopes, Rosilane Silva de Alencar Amano