Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), são recursos terapêuticos que visam a prevenção de doenças e recuperação da saúde com foco no acolhimento humanizado, vínculo profissional/paciente bem como sua integração com meio ambiente e sociedade. Com abordagem holística e globalizada busca uma visão ampliada do processo saúde/doença considerando os aspectos: físico, psíquico, emocional e social. Diante da demanda, bem como as queixas de usuários com ansiedade, buscou-se ampliar o cuidado humanizado, a USF Jardim Layr criou o grupo Sementinha do Bem com sessões de Auriculoterapia associada a aromaterapia, técnicas de respiração da Ioga para controle da ansiedade e roda de conversa sobre temas direcionados. Observou-se melhora nas queixas e enfrentamento dos desafios diários.
Ampliar o acesso à saúde através das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Cuidar de forma holística dos usuários com dores físicas e emocionais através da auriculoterapia.
Foram selecionados usuários com demandas, mentais, físicas e emocionais para sessões semanais com sementes de mostarda, cristais, moxabustão e sangria, em protocolos individualizados. Assim como uso de óleos essenciais, técnicas de respiração e rodas de conversa sobre temas direcionados.
Foram reavaliados semanalmente a cada encontro. Considerando a autopercepcão e aplicando a abordagem adequada para o momento, observou-se melhora significativa das queixas primárias a partir da primeiro encontro, com alta adesão ao tratamento.
A Auriculoterapia é um recurso terapêutico de baixo custo e alta adesão pelos usuários, potencializando a eficácia da terapia convencional na Estratégia Saúde da Família devido ao perfil de atendimento ao usuário. Pode-se tornar um aliado importante nos tratamentos das patologias mais comuns, bem como nas queixas de saúde mental, facilitando o acesso aos serviços de saúde bem como o fornecimento do vínculo.
Auriculoterapia; Saúde Mental; Atenção Básica.
Flavia Elisabete Gonçalves