Siga a gente
Av. Angélica, 2466 - 17º Andar
Consolação - São Paulo / SP
CEP 01228-200
55 11 3083-7225
cosemssp@cosemssp.org.br
O Yoga é uma prática milenar de origem Indiana, que visa o bem estar e equilíbrio do corpo e mente, por meio de práticas corporais, exercícios respiratórios, meditação, relaxamento, entre outros; tem como objetivo acalmar os pensamentos e trazer consciência para o momento presente. O yoga faz parte da PNPICS – Política Nacional de Práticas Complementares no Sistema Único de Saúde; portaria 849 de 27 de março de 2017. A prática do Yoga na cadeira é realizada desde setembro de 2021 no CRPICS-EM, Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Ermelino Matarazzo- Primavera; através da percepção da dificuldade de alguns usuários em participar da prática do yoga no tapetinho, e por ter uma grande procura, realizamos a adaptação para o Yoga na cadeira, onde os nossos frequentadores podem efetuar os exercícios e assim obter os benefícios da prática do Yoga.
Proporcionar o yoga às pessoas com deficiência física, visual, auditiva, motora, entre outras. Levar o yoga às pessoas que possuem dificuldade em realizar a prática no tapetinho.
Essa prática é realizada semanalmente às segundas- feiras, na unidade, em grupo fechado com duração de 60 minutos e para doze usuários. A prática é adaptada em cadeira, com uso e apoio do encosto e assento, os asanas (posturas do yoga) são adaptados para serem realizados sentado. Podendo também ser realizado em pé usando o encosto da cadeira como apoio.
A faixa etária média dos participantes são de 60 à 70 anos. A melhora da ansiedade, depressão, dor crônica, melhora no equilíbrio físico mental, entre outros. Conseguimos obter bons resultados, tanto na frequência quanto nos benefícios. Maior acesso de pessoas com necessidades especiais. Relatos de melhora no sono, ansiedade, melhor percepção da respiração, mais equilíbrio e melhor flexibilidade. Através dos relatos dos participantes percebemos o quanto essa prática é importante.
O uso da técnica da Yoga permite trabalhar com as necessidades dos usuários, respeitando cada biótipo e condições físicas, sendo uma ferramenta importante de inclusão dentro das práticas corporais, que é de conhecimento amplo uma das ferramentas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. É importante ressaltar que o uso das PICS para a melhoria das condições de saúde do paciente, vai além das condições físicas, melhora o relacionamento social, mental e autoestima do participante, sendo que as PICS veem demonstrando ser uma grande estratégia como prática complementar em saúde, com necessidade de maior valorização e investimento para manutenção das PICS no SUS.
Yoga, Prática Integrativa.
Fabiana dos Santos Voltarelli